biologia

Páginas: 4 (922 palavras) Publicado: 12 de junho de 2014
as 10 mais belas e interessantes teorias da física
10 – Teoria da Relatividade
O produto do estudo de Albert Einstein, no início do século XX, foi resultado de duas teorias que se complementam.Uma delas, a teoria da Relatividade Geral, é derivada dos estudos de Isaac Newton e enuncia que a gravidade, a grosso modo, é resultado do fato de um corpo de grande massa alterar a curvatura doespaço-tempo. Embora vários pontos da teoria da relatividade já tenham sido revistos ao longo do último século, os cientistas reconhecem seu valor no estudo da cosmologia moderna.
9 – Como o cérebro funcionaNeurologistas ainda não conhecem exatamente os mecanismos dos gânglios da base, um grupo de núcleos cerebrais que se interconectam com a maior parte do sistema nervoso. Esta área do cérebro serialivre da influência da consciência. Por essa razão, algumas decisões do ser humano não são tomadas de maneira tão racional: os gânglios é que fazem a primeira distinção entre o que é bom ou ruim e nosfazem optar rapidamente. Tempos depois (pode ser alguns minutos ou vários anos) é que a consciência avalia de fato o que foi decidido.
8 – Fenômeno da emergência
O conceito lógico de emergênciasignifica, basicamente, que não existe uma estrutura complexa por natureza. Em outras palavras: qualquer sistema, por mais complicado que pareça, pode ser “desmontado” numerosas vezes até chegar amecanismos primariamente simples. Basta analisar, por exemplo, um formigueiro: se você observa uma única formiga, a interação dela com o meio em que vive é extremamente simples. Inseridas em uma colônia,contudo, passa a ser de grande complexidade e a fazer sentido na natureza.
7 – Efeito placebo e o reflexo condicionado
Em 1927, o físico Ivan Pavlov demonstrou na prática uma teoria que ficaria famosa elevaria seu nome. Ela enuncia, basicamente, que o corpo humano pode ser condicionado a responder de determinada maneira aos estímulos externos que recebe, e é possível forjar uma resposta do corpo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!