biologia

Páginas: 11 (2616 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
E.E.E.M. “IRMA MARIA HORTA”








IMPACTOS AMBIENTAIS















VITÓRIA – ES
2013
APRESENTAÇÃO
Sabemos que o petróleo é hoje a fonte energética mais procurada e uma das mais utilizadas também. Por conta disso a todo o momento existem navios, caminhões dentre outros meios de transporte distribuindo-o por todos os lugares do mundo. Com tanto petróleo sendodistribuído a quantidade de acidentes que ocorrem é bem grande. Aqui vamos falar dos impactos ambientais causados pelo petróleo, mostrando os fatores que influenciam nesse impacto, o efeito do óleo nos organismos e apresentar alguns exemplos de acidentes que já ocorreram relacionados a extração do petróleo.

















INTRODUÇÃO
A utilização do petróleo traz grandes riscos parao meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
No Brasil, os piores acidentes aconteceram em oleodutos da Petrobras, na Baía de Guanabara e no Paraná. Para enfrentar os riscos ambientaisa Petrobras criou o Programa Pégaso e várias universidades brasileiras desenvolvem pesquisas para criar formas eficientes para a limpeza de áreas degradadas. 
Para ter maior controle sobre os impactos causados pelo petróleo devemos saber os principais fatores que influenciam nesses impactos e o entender o efeito do óleo nos organismos. Deve-se também prestar atenção nos acidentes que jáocorreram, pois entendendo o que ocorreu fica mais fácil de melhorar e não repetir o erro. 












IMPACTOS CAUSADOS PELO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO MAR

O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, cuja cor varia de acordo com a sua origem, oscilando entre o negro e o castanho. É encontrado no subsolo em profundidades variáveis e é muito rico emhidrocarbonetos. O petróleo é um recurso esgotável de grande valor, considerado como a principal fonte de energia da atualidade.

Qualquer tipo de derramamento de petróleo nos oceanos é considerado uma catástrofe ambiental. Os impactos ambientais causados pelo derramamento de petróleo são incalculáveis. A mancha de petróleo que se propaga pelo mar, além de contaminar a água, mata milhares de aves, peixes ecorais.

Os derramamentos de petróleo podem ocorrer por diversos motivos, como acidentes com navios petroleiros, embarcações despreparadas, acidentes nas plataformas, explosões de poços, tanques com capacidade inferior ao conteúdo existente, etc.

Uma das formas de contaminação das águas pelo petróleo é o uso da água do mar para lavar tanques petroleiros. Depois de feita a lavagem dessestanques, a água contaminada é devolvida para o mar, poluindo aquela região. Por vezes, quando os tanques dos petroleiros estão vazios, utiliza-se a água do mar para enchê-los, a fim de equilibrá-lo. Depois, a água poluída é lançada ao mar.

O petróleo derramado se espalha pela superfície da água formando uma camada superficial que impede a passagem da luz, afetando a fotossíntese e destruindo oplâncton. Essa fina camada que se forma também impede a troca de gases entre a água e o ar.

Todos os animais aquáticos são prejudicados pelo derramamento de petróleo. Os peixes, quando em contato com o petróleo, morrem por asfixia, pois o óleo se impregna nas suas brânquias, impedindo a sua respiração. Além de se intoxicarem, as aves marinhas ficam com as penas cobertas de petróleo, não conseguindovoar e nem regular a temperatura corporal, o que causa sua morte. Os mamíferos marinhos, também por não conseguirem realizar a regulação da temperatura corporal, não conseguem se proteger do frio e acabam morrendo. Se algum animal ingerir esse óleo, isso pode provocar envenenamento em toda a cadeia alimentar. O derramamento de petróleo prejudica não só o ecossistema marítimo, como também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!