BIOLOGIA

Páginas: 11 (2694 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Introdução.
O presente trabalho surge na cadeira de Psicologia de Aprendizagem subordinado ao tema: teorias de aprendizagem interacionistas de Piaget, Bruner, Vygotsky e Ausubel. O mesmo encontra se dividido em quatro partes: na primeira parte apresentação da introdução, objectivos (gerais e específicos) e as metodologias, na segunda parte falaremos das teorias, suas características e suasaplicações no processo de ensino e aprendizagem, na terceira e na quarta parte, as conclusões e a bibliografia.
Estas teorias defendem que a aprendizagem realiza se num campo de acção em que um conjunto de factores interferem e condicionam o comportamento de uma pessoa numa determinada situação, por tanto a aprendizagem baseia se na mudança da estrutura cognitiva do sujeito ou seja, na maneira como oindivíduo percebe, selecciona e organiza os objectos e os acontecimentos e lhes atribui um significado.


Objectivos.
Gerais.
Conhecer as teorias de aprendizagem interacionistas de Piaget, Bruner, Vygotsky e Ausubel.
Específicos:
Identificar as características de cada teoria;
Descrever as aplicações das teorias no processo de ensino e aprendizagem
Comparar as teoria de aprendizageminteracionistas.
Metodologia.
Para a realização deste trabalho recorreu se a consulta bibliográfica que vem patente no fim do trabalho



1.Teorias de aprendizagem interacionistas.
1.1.Teoria de aprendizagem interacionista de Vygotsky.


ALARCÃO & TAVARES (2002) afirma que Vygotsky partia da ideia que a criança tem necessidade de actuar de maneira eficaz e com independência e de ter acapacidade para desenvolver um estado mental de funcionamento superior quando interage com a cultura. A criança tem um papel activo no processo de aprendizagem, entretanto não actua sozinha. Aprende a pensar criando, sozinha ou com a ajuda de alguém, e interiorizando progressivamente versões mais adequadas das ferramentas intelectuais" que lhe apresentam e lhe ensinam activamente os adultos a sua volta.As interacções que favorecem o desenvolvimento incluem a ajuda activa, a participação guiada ou a construção de pontes de um adulto ou alguém com mais experiencia. A pessoa mais experiente pode dar conselhos ou pistas, servir de modelo, fazer perguntas, ensinar estratégias, para que a criança possa fazer aquilo que inicialmente não saberia fazer sozinho.

Para que a promoção dodesenvolvimento das acções auto reguladas e independentes da criança sejam efectivas, é preciso que a ajuda que se ofereça esteja dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), uma região psicológica hipotética que representa a diferença entre as coisas que a criança pode sozinha e as coisas para as quais necessita ajuda.

Um destaque importante nas ideias de Vygotsky é dado a linguagem, que éfundamental para o desenvolvimento cognitivo, demonstrando que as crianças dispõem de palavras e símbolos, as crianças são capazes de construir conceitos muito mais rapidamente. Acreditava que o pensamento e a linguagem convergiam em conceitos úteis que ajudavam o pensamento.

Na pratica escolar, a teoria de Vygotsky aparece nas aulas onde se favorece a interacção social, onde os professores falam com ascrianças e utilizam a linguagem para expressar aquilo que aprendem, onde se estimula as crianças para que expressem oralmente e por escrito e nas classes onde se favorece e se valoriza o dialogo entre os membros do grupo.



1.1.1.Origens do pensamento e da linguagem

O pensamento e linguagem têm origens diferentes. Inicialmente o pensamento não é verbal e a linguagem não é intelectual.Suas trajectórias de desenvolvimento, entretanto, não são paralelas - elas cruzam-se. Em dado momento, por volta de dois anos de idade, as curvas de desenvolvimento do pensamento e da linguagem, ate então separadas, encontram-se para, a partir dai, dar inicio a uma nova forma de comportamento. É a partir deste ponto que o pensamento começa a se tornar verbal e a linguagem racional. Inicialmente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!