Biologia (revestimento, sustentação e Musculos)

Páginas: 19 (4504 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Sumário
Introdução Pág. 3
Sustentação Pág. 4
Movimento Pág. 10
Revestimento Pág. 15
Conclusão Pág. 21
Referencias Pág. 22


Introdução
Nesse trabalhoanalisaremos temas sobre, revestimento, movimento e sustentação. Focando no corpo humano, vamos tratar também como se aplicam esses temas aos animais e vegetais.


Sustentação
Sistema esquelético
O sistema esquelético do corpo humano é composto por ossos e cartilagens
Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros que se unindo aos outros por intermédio das juntas ou articulações constituem oesqueleto.
O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho.
O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso,conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.
Quanto à irrigação do osso, temos os canais de Volkman (vasos sanguíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sanguíneos menores). O tecido ósseo não apresenta vasos linfáticos, apenas o tecido periósteo tem drenagem linfática.
Ao todo são 206 ossos que ficam divididos como
Esqueleto Axial – Composta pelos ossos dacabeça, pescoço e tronco
Esqueleto Apendicular – Composta pelos membros superiores e inferiores. A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.
Ossos são classificados como:
Longos, curtos, planos, alongados, pneumáticos, irregulares, sesamóides e saturais.
Estrutura dos Ossos Longos:
A disposição dos tecidos ósseos compactos e esponjoso em um ossolongo é responsável por sua resistência. Os ossos longos contêm locais de crescimento e remodelação, e estruturas associadas às articulações. As partes de um osso longo são as seguintes:
Diáfise: é a haste longa do osso. Ele é constituído principalmente de tecido ósseo compacto, proporcionando, considerável resistência ao osso longo.
Epífise: as extremidades alargadas de um osso longo. A epífisede um osso o articula, ou une, a um segundo osso, em uma articulação. Cada epífise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e recoberto por cartilagem.
Metáfise: parte dilatada da diáfise mais próxima da epífise.
Configuração Interna dos Ossos:
As diferenças entre os dois tipos de osso, compacto e esponjoso ou reticular, dependem da quantidade relativa desubstâncias sólidas e da quantidade e tamanho dos espaços que eles contêm. Todos os ossos tem uma fina lâmina superficial de osso compacto em torno de uma massa central de osso esponjoso, exceto onde o último é substituído por uma cavidade medular. O osso compacto do corpo, ou diáfise, que envolve a cavidade medular é a substância cortical. A arquitetura do osso esponjoso e compacto varia de acordocom a função. O osso compacto fornece força para sustentar o peso.
Nos ossos longos planejados para rigidez e inserção de músculos e ligamentos, a quantidade de osso compacto é máxima, próximo do meio do corpo onde ele está sujeito a curvar-se. Os ossos possuem alguma elasticidade (flexibilidade) e grande rigidez.
Periósteo e Endósteo:
O Periósteo é uma membrana de tecido conjuntivo denso,muito fibroso, que reveste a superfície externa da diáfise, fixando-se firmemente a toda a superfície externa do osso, exceto à cartilagem articular. Protege o osso e serve como ponto de fixação para os músculos e contém os vasos sanguíneos que nutrem o osso subjacente.
O Endósteo se encontra no interior da cavidade medular do osso, revestido por tecido conjuntivo.
Tecido Ósseo Compacto: Contém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revestimento , Sustentação e Movimento
  • Revestimento , Sustentação e Movimento
  • sustentacao
  • revestimentos
  • revestimentos
  • Revestimentos
  • Revestimento
  • Revestimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!