Biologia-Questões

Páginas: 10 (2260 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2013
Carla Ranielly, Helaine Ketlen, Inara Gonçalves



Biologia





E.E.E. P Maria José Medeiros





26 de abril de 2013

Trabalho de biologia


Com os seguintes subtemas; Sistema ABO, Sistema Rh e Eritroblastose fetal.
Realizado por: Carla Ranielly, Helaine Ketlen, Inara Gonçalves, números 05, 13 e 16, alunas do 3º ano do curso técnico de enfermagem da Escola de EnsinoProfissionalizante Maria José Medeiros.

Orientado pela professora; Moésia Batista.

















26 de Abril de 2013
Sumário

Introdução......................................01
Sistema ABO..................................02
Sistema Rh.....................................04
Eritroblastose fetal........................05
Conclusão......................................07Referências....................................08


Introdução

Este trabalho é constituído em relação aos seguintes temas: Sistema ABO; Sistema RH e Eritroblastose fetal. São temas de extrema importância, para que o desenvolvimento da matéria de biologia seja bem aproveitado pelos alunos do terceiro ano do ensino médio da EEEP Maria José Medeiros. As pesquisas foram feitas através do acessoà internet e aulas dadas pelas professoras Beatriz Aires e Moésia Batista, e está redigido conforme as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
A matéria propriamente dita que está sendo passada neste bimestre é genética, por isso a abordagem dos três temas. Em relação ao sistema ABO: A característica fundamental de todo sistema imunológico é a sua capacidade de distinguir eeliminar partes de um corpo estranho como bactérias, vírus e até mesmo células cancerígenas (CARVALHO, 2011).
No caso dos grupos sanguíneos humanos ABO sabemos que as hemácias possuem dois tipos de antígenos, chamados aglutinogênios, A e B; e o plasma pode conter dois tipos de anticorpos (aglutininas) anti-A e anti-B. então existem quatro grupos sanguíneos para este sistema: A, B, AB e O (CARVAHO,2011).
• Os indivíduos A possuem os antígenos A e os anticorpos Anti-B.
• Os indivíduos B possuem os antígenos B e os anticorpos Anti-A.
• Os indivíduos AB possuem ambos os antígenos, A e B; e nenhum dos anticorpos.
Em relação ao sistema Rh: Há vários grupos sangüíneos herdados independentemente entre si sendo que são conhecidos diversos sistemas de grupo sanguíneos. O fator Rh é um dos doisgrupos de antígenos eritrocitários de maior importância clínica, estando envolvido nas reações transfusionais hemolíticas e na Doença Hemolítica do Recém-Nascido que será abordado mais a frente.  Sua determinação, juntamente com a dos antígenos pertencentes ao sistema ABO, no procedimento laboratorial denominado Tipagem sanguínea (ABO e Rh) --- ou simplesmente tipagem sanguínea -- é obrigatóriaantes de qualquer transfusão sanguínea.
Em relação à Eritroblastose fetal: A Eritroblastose fetal doença de Rhesus, doença hemolítica por incompatibilidade Rh oudoença hemolítica do recém-nascido é quando o sangue de um feto sofre hemólise, ou seja, é aglutinado pelos anticorpos do sangue da mãe. Ocorre quando uma mãe de Rh- que já tenha tido uma criança com Rh+ (ou que tenha tido contactocom sangue Rh+, numa transfusão de sangue que não tenha respeitado as regras devidas) dá à luz uma criança com Rh+.

01
Sistema ABO
A descoberta dos grupos sanguíneos
Por volta de 1900, o médico austríaco Karl Landsteiner (1868 – 1943) verificou que, quando amostras de sangue de determinadas pessoas eram misturadas, as hemácias se juntavam, formando aglomerados semelhantes a coágulos. Landsteinerconcluiu que determinadas pessoas têm sangues incompatíveis, e, de fato, as pesquisas posteriores revelaram a existência de diversos tipos sanguíneos, nos diferentes indivíduos da população.
Quando, em uma transfusão, uma pessoa recebe um tipo de sangue incompatível com o seu, as hemácias transferidas vão se aglutinando assim que penetram na circulação, formando aglomerados compactos que podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões de Biologia
  • Questões de biologia
  • Questões para Biologia
  • Questões biologia
  • Questões de biologia
  • questoes de biologia
  • Questões de Biologia
  • questões de biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!