Biologia Pesquisa Bact Rias Import Ncia SENAI 2926

534 palavras 3 páginas
Importância:
As bactérias foram e são essenciais para a manutenção da vida em nosso planeta, a começar pelo próprio fato de terem sido os primeiros organismos a aparecer na superfície terrestre, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Disponibilizando oxigênio na atmosfera e reduzindo as concentrações de CO2, permitiram a colonização de novos organismos. Além disso, mitocôndrias e cloroplastos são derivados de bactérias endossimbiontes, ou seja: sem as bactérias, não existiriam células eucariontes e, tampouco, células vegetais.

Importância ecológica:
São de fundamental importância para a manutenção da vida, são as bactérias decompositoras ou saprófitas, atuando na decomposição da matéria orgânica morta transformando-a em matéria inorgânica simples, sendo reaproveitada por outros seres.
As bactérias dominaram os ecossistemas e modificaram a biosfera, possibilitando a existência de vida mais complexa.Bactérias do gênero Rhizobium, presentes em raízes de leguminosas, transformam o nitrogênio atmosférico em nutrientes, como nitritos e nitratos, para assimilação destes pelas plantas. Animais herbívoros, ao se alimentarem destas; e carnívoros, ao se alimentarem destes ou de outros carnívoros; também incorporarão tais substâncias ao longo da cadeia alimentar.

Importância médica:
Existem bactérias que causam problemas para os seres vivos. Algumas bactérias podem causar no homem tuberculose, pneumonia, cólera, coqueluche, entre outras.
Esses micro-organismos também têm grande importância para a indústria farmacêutica, pois é através delas que alguns medicamentos são produzidos, como por exemplo, a neomicina, terramicina,estreptomicina, cloraninicol, farmicetina etc. Além de medicamentos, as bactérias também produzem vitaminas, como é o caso da bactéria Propionilbacterium freudenreichii, que sintetiza a vitamina B12. As bactérias também são aplicadas na fabricação de butanol, acetona, metanol, bioinseticidas etc. Com o avanço da tecnologia, pesquisadores têm conseguido

Relacionados