Biologia molecular

Páginas: 7 (1558 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2015
Metodologia
(Extração de DNA Cromossomal de Bactérias)

Método: Fenol-Clorofórmio
Colocou-se células em 3ml de meio LB sob agitação por 16 horas. Retirou-se deste crescido 2x 1,5ml (3ml em microtubos diferentes) de bactérias e coletou-se a partir de centrifugação a 14000 rpm por 2 minutos a temperatura ambiente (T.A) , sendo o sobrenadante (meio de cultivo) descartado. Foi ressuspendido osedimento (pellet) em 1ml de tampão TE (NaCl 100mM; EDTA 50 mM e Tris-HCl 50mM pH 8,0) e centrifugou-se por 2 minutos a 14000 rpm e descartou-se o sobrenadante. Ressuspendeu-se o pellet em 300 microlitros de TE e adicionou-se 2 microlitvoros de RNAse (10 mg ∕ml) e incubou-se por 10 minutos a TA. Não adicionou-se 30 microlitros de Lisozima (20mg∕ ml). Adicionou-se 50 microlitros de Triton X-100 10%e 3 microlitros de NaCl 3M e aqueceu-se a 60°C por 5 minutos, em seguida resfriou-se vagarosamente a TA. Adicionou-se 0,1 volume de SDS 10% e homogeneizou-se bem. Adicionou-se 30 microlitros de proteinase K (10mg∕ ml) e incubou-se por 15 minutos a 37°C. Adicionou-se 1 volume de Fenol e agitou-se por 5 minutos no vortex. Em seguida centrifugou-se a 14000 rpm por 2 minutos a TA e recuperou-se afase aquosa. Adicionou-se à fase aquosa 1 volume de clorofane (fenol-clorofórmio). Adicionou-se 1 volume de Fenol e agitou-se por 5 minutos no vortex. Em seguida centrifugou-se a 14000 rpm por 2 minutos a TA e recuperou-se a fase aquosa. Adicionou-se à fase aquosa 1 volume de Clorofórmio. Adicionou-se 1 volume de Fenol e agitou-se por 5 minutos no vortex. Em seguida centrifugou-se a 14000 rpm por 2minutos a TA e recuperou-se a fase aquosa. Recuperou-se a fase aquosa final e adicionou-se o,1 volume de NaCl 3M e vagarosamente 2,5 volume de Etanol 100% a -20°C. Centrifugou-se a 14000 rpm por 2 minutos e retirou-se o etanol invertendo rapidamente microtubo no papel toalha. Deixou-se secar em fluxo laminar. E finalmente eluiu-se o pellet em 50 microlitros de água deionizada autoclavada eestocou-se à -20 °C até a quantificação do DNA por Espectrofotometria.
Resultado: A foto que comprovava a extração do DNA foi perdida por causa do computador. Porém, todos os grupos conseguiram extrair o DNA somente na segunda tentativa.




Metodologia
(Preparação de um gel de agarose para análise de DNA)
O primeiro passo para é o preparo da placa de gel, para isso realiza-se os seguintespassos:
a) Montar uma placa de eletroforese, limitando-a em toda a extensão com fita crepe. Certificando-se de que houve uma boa vedação
b) Colocar a solução de agarose-tampão-TBE 1X, para fechar uma concentração do gel de 0,8%. Não é necessário mexer o elermeyer para homogeneizar pois pode formar bolhas.
c) Fundir a solução em micro-ondas
d) Deixar a temperatura abaixar até cerca de 50 graus eadicionar o volume apropriado brometo de etideo para obter uma concentração final de 0,5µg por mL.
e) Verter o conteúdo do Becker no molde de gel
f) Colocar rapidamente o pente sobre a placa, centrando-o suspenso.
g) Deixar gelificar à temperatura ambiente por 30-40 min. Retirar o pente.
Eletroforese:
h) Transferir o gel para a cuba de eletroforese, verter a quantidade de TBE 1X necessária paracobrir completamente o gel.
i) Conectar os cabos entre a fonte de tensão e a cuba, de maneira que a corrida ocorra do polo negativo para o positivo.
j) Aplicar as preparações de DNA, previamente misturadas ao tampão de amostra, com o auxílio de uma micro pipeta automática.
k) Aplicar voltagem de 1-5Vcm
l) Acompanhar a corrida usando como referência o corante azul do tampão de amostra TBE 5X.(imagem anexo 1)
m) Desligar a fonte de tensão e remover o gel da cuba.

Resultados Obtidos:
O gel e a cuba de eletroforese foram preparadas pelas monitoras da disciplina, após revelar em câmara UV, pode-se observar que todas as equipes conseguiram de fato, extrair DNA, infelizmente, por problemas no computador, perdemos as fotos da revelação do gel.




(Anexo 1) Imagem da corrida da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biologia molecular
  • Biologia molecular
  • Biologia molecular
  • Biologia molecular
  • Biologia molecular.
  • BIOLOGIA molecular
  • Biologia Molecular
  • Biologia molecular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!