Biologia Granad Mineral

399 palavras 2 páginas
Colégio Nossa Senhora do Rosário
Biologia e Geologia

Granada

A Granada é uma mistura isomorfas de silicatos complexos classe nesossilicato e ao grupo de minerais silicatados, de fórmula química geral
A3B2(SiO4)3. Constituído por dodecaedros e trapezoedros. Apresenta na sua estrutura, principalmente cálcio, magnésio, alumínio, ferro2, ferro3, cromo, magnes e titânio.

Figura 1: Granada

Figura 2: Pingente em uvarovite, uma granada brilhante-verde rara.

As Granadas não apresentam clivagem, mas mostram partição dodecaédrica. Apresentam fratura irregular e a sua dureza varia entre 6.5 e 7.5, desta forma a granada risca a Apatita e é riscada pelo Topázio. A sua densidade varia entre 3,5 e 4,3. Caracteriza-se, ainda por possuir um brilho que varia entre vítreo e resinoso, podendo ainda ser transparentes ou opacas, conforme a presença ou ausência de inclusões. As Granadas podem apresentar as seguintes cores: vermelho, amarelo, marrom, preto, verde, ou incolor, sendo que a sua risca é branca. A Granada é um mineral que se forma em rochas metamórficas através de recristalizações. Estas recristalizações ocorrem em condições de pressão e temperatura muito bem definidas e variáveis apenas dentro de limites muito restritos sendo, por isso, minerais indicadores exclusivos das rochas metamórficas.
É um mineral com médio grau de metamorfismo.
A Granada pode ser utilizada em processos de filtragem de águas, e em sistemas de filtração removendo as impurezas, uma vez que esta contém materiais abrasivos que podem purificar a água tornando-a potável. São, muitas vezes, usados em relógios e em processos de corte a jato, isto é um processo em que os itens são cortados sem a utilização de uma lâmina real. Isso é feito através da alta velocidade e da pressão da água misturada com materiais abrasivos.

Curiosidades
Apesar de serem minerais relativamente comuns e de possuírem dureza alta, as granadas não são muito abundantes em sedimentos pelo fato de que são intemperizadas quimicamente

Relacionados

  • Belicena vilca
    224430 palavras | 898 páginas