Biologia das Angiospermas

Páginas: 9 (2126 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014




Trabalho de Biologia











Morfologia e Desenvolvimento das Angiospermas

e

Fisiologia das Angiospermas.







Palmas 15 de Setembro de 2014

Introdução:

O presente trabalho vai abordar o tema Morfologia e Desenvolvimento das Angiospermas e Fisiologia das Angiospermas, trazendo então as características decada um, como a formação dos tecidos e dos órgãos e os tipos de nutrição.












































Desenvolvimento:

A organização do corpo de uma planta se estabelece ainda mais na semente, no interior da qual se localiza o embrião e substâncias nutritivas. A germinação da semente consiste na retomada do desenvolvimento embrionário,que dá origem a uma nova planta. O conjunto de processo que leva um organismo multicelular a atingir o tamanho e a forma típica de sua espécie constituí o desenvolvimento. Na maioria das plantas vasculares, o desenvolvimento origina um organismo constituído por três partes básicas: RAÍZ, CAULE E FOLHA.
Raiz:
A extremidade de uma raiz é envolta por um capuz de células denominado coifa, cujafunção é proteger o meristema radicular, um tecido em que as células estão se multiplicando ativamente por mitose. É no meristema que são produzidos as novas células da raiz, o que possibilita o seu crescimento.
Logo após a extremidade, localiza-se a região onde as células surgidas por mitose crescem. Nessa região denominada zona de distensão ou de alongamento celular, a raiz apresenta a maior taxa decrescimento.
Após a zona de distensão situa-se a zona pilífera da raiz, que se caracteriza por apresentar células epidérmicas dotadas de projeções citoplasmáticas finas e alongadas, os pêlos absorventes. É através desses pelos que a raiz absorve a maior parte da água e dos sais minerais de que precisa.
Já a região de ramos secundários é aquela que se nota o brotamento de novas raízes que surgemde regiões internas da raiz principal.

Tipos de Raízes:
A principal função da raiz é a absorção dos nutrientes minerais, sendo que, no solo, também é responsável pela fixação do vegetal ao substrato. Alguns tipos de raízes, no entanto, também desempenham outras funções:
Raízes Tuberosas: Como por exemplo a raiz da mandioca, da batata-doce, e do nabo (armazenam reservasalimentares),principalmente na forma de grãos de amido, utilizadas durante a floração e a produção de frutos pela planta. Os agricultores colhem essas plantas antes que elas consumam suas reservas armazenadas, utilizadas na alimentação humana e de animais.













Raízes respiratórias ou pneumatóforos: São adaptadas a realização de trocas gasosas com o ambiente. Esse tipo de raiz é encontrado emplantas como a Avicena tomentosa, que vive no solo encharcado e pobre em gás oxigênio nos manguezais. As raízes principais dessa planta crescem rente à superfície do solo e, de espaço em espaço, apresentam pneumatóforos, que crescem para cima, perpendicularmente ao solo. Durante a maré vazante os pneumatóforos ficam expostos e pode realizar trocas de gases com o ar.Raízes-suportes: também chamadas raízes-escoras, aumentam a base de fixação da planta ao solo. Algumas espécies de árvores possuem raízes tubulares, em forma de pranchas verticais, que aumentam a estabilidade da planta e fornecem maior superfície para respiração do sistema radicular.




















Raízes aéreas: são características de plantas epífetas, isto é, que vivem sobre outrasplantas sem parasitá-las. Essas raízes podem atingir vários metros de comprimento antes de alcançar o solo, constituindo os cipós.















Raízes sugadoras: são adaptadas à extração de alimentos de plantas hospedeiras, sendo características de plantas parasitas, como o cipó-chumbo e a erva-de-passarinho. As raízes sugadoras possuem um órgão de fixação, chamado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Biologia Angiospermas
  • Angiospermas
  • Angiosperma
  • Angiospermas
  • Angiospermas
  • Angiospermas'
  • Angiospermas
  • Angiospermas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!