Biologia cedaf 2011

4431 palavras 18 páginas
EXAME DE SELEÇÃO CEDAF 2011 CIÊNCIAS – BIOLOGIA – QUESTÕES DE 01 A 04

5

01. A dengue é uma doença que provoca febre, vômitos, dores nos músculos, dores nas articulações e na região dos olhos e pode ocasionar hemorragias. Essa doença, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, é causada por: a) bactérias. b) protozoários. c) fungos. d) vírus.

02. As plantas fornecem compostos químicos denominados de princípios ativos, utilizados na produção de chás ou de medicamentos. Porém, algumas possuem princípios ativos altamente tóxicos que podem causar danos à saúde da pessoa que os consumir. Das alternativas abaixo, assinale aquela que contém uma planta de princípios ativos tóxicos: a) Copo-de-leite. b) Losna. c) Bálsamo. d) Camomila.

03. A pessoa portadora de esquistossomose apresenta problemas intestinais, fígado e baço inchados e edema abdominal, que inclusive denomina essa doença de “barriga-d’água”. O hospedeiro intermediário do verme que causa essa doença é: a) um mosquito. b) um caramujo. c) uma mosca. d) uma minhoca.

04. No ser humano, a ausência de pigmentação da pele, conhecida por albinismo, é uma característica condicionada por um gene recessivo, enquanto a pigmentação normal da pele é condicionada pelo seu alelo dominante. Uma mulher com pigmentação normal de pele, cujo pai é albino, casa-se com um homem albino. A possibilidade de eles gerarem crianças albinas é de: a) 75% b) 25% c) 50% d) 40% CIÊNCIAS – QUÍMICA – QUESTÕES DE 05 A 07 05. Considere os sistemas materiais abaixo indicados: Sistema I II III IV V Componentes água e óleo areia e álcool água e sal de cozinha água e álcool gás carbônico e oxigênio

EXAME DE SELEÇÃO CEDAF 2011 Assinale a alternativa que apresenta apenas sistemas homogêneos: a) I e II. b) III e V. c) I, III e V. d) III, IV e V.

6

06. O método utilizado na separação dos componentes de uma solução aquosa de NaCl (sal de cozinha) é: a) a decantação. b) a destilação. c) a filtração. d) a recristalização.

07. Um

Relacionados

  • Viçosa
    11415 palavras | 46 páginas