biolgoia

Páginas: 20 (4785 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
 Hidrofobia ou Raiva


A raiva, ou hidrofobia, é uma doença viral causada por um RNA vírus do gênero Lyssavirus.

Transmissão:

Essa doença é transmitida via mordedura, lambida ou arranhadura de um animal infectado. O contato com a urina, fezes ou sangue desses indivíduos, embora menos frequentes, são outras formas de contágio, sendo o períodode incubação compreendido entre um mês e um ano após a exposição. Apesar de ser associada a cães de rua, a raiva pode ser transmitida por diversos outros mamíferos, como morcegos e macacos, tanto urbanos quanto selvagens. 

Sintomas e características

A doença é caracterizada por sintomas decorrentes da proliferação do vírus no sistema nervoso do indivíduo afetado, via corrente sanguínea.Assim, agressividade, ansiedade, confusão mental, espasmos musculares e convulsões são alguns de seus sintomas. Como a região muscular da orofaringe fica comprometida, a deglutição passa a ser uma tarefa difícil. 

O quadro se agrava em pouco tempo, levando o indivíduo a óbito em mais de 99% dos casos, se as devidas providências pós-exposição não forem tomadas. Essas incluem lavar bem a regiãoafetada, com água e sabão; e procurar auxílio médico, a fim de ser imunizado com vacina ou imunoglobulina antirrábica. É necessária, em alguns casos, a administração de soro antitetânico. 

Diagnóstico:

Para diagnóstico, é feita a análise de material córneo ou epidérmico; sendo também requeridos exames salivares ou sanguíneos. 

Prevenção:

Para prevenção é necessário evitar o contato comanimais selvagens e de rua; e também vacinar cães, gatos, e outros animais de seu convívio. Biólogos, veterinários e outros profissionais que têm contato direto com mamíferos devem fazer o uso da vacina preventiva. Hepatite Viral:
Em casos de hepatite viral ocorre um tempo inicial sem sintoma, que é o período de incubação, momento em que o vírus está se multiplicando no organismo, este tempo varia e logo após começa a surgir os sintomas. A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Existem várias formas dehepatite. As mais comuns são as virais que, como o próprio nome sugere, são causadas por vírus. A hepatite também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas.

As hepatites virais são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E.
Hepatite A:

Causada pelo vírus A (HAV), esta doença é transmitida através do contato com humano infectado oupor água e alimentos contaminados (transmissão fecal-oral).
A maioria das pessoas consegue eliminar naturalmente o vírus A. Apesar de existir vacina (não disponível no serviço público de saúde), as melhores formas de prevenção da doença são saneamento básico (tratamento de esgoto e água) e higiene no preparo de alimentos.

Hepatite B: uma DST que age silenciosamente contra o fígado
O HBV, vírusque causa a hepatite B, é transmitido através de relações sexuais sem camisinha e através do contato com sangue contaminado. Na maioria das pessoas infectada pelo HBV na idade adulta, o organismo se encarrega de curar a doença em cerca de 6 meses. Quando isso não ocorre, a infecção pode se tornar crônica (que pode levar à morte do paciente), gerando ao longo de 20 anos doenças como insuficiênciahepática e câncer do fígado

Vírus da hepatite B é muito mais resistente do que o HIV
O vírus da hepatite B (HBV) é muito resistente. Ele pode sobreviver no ambiente por cerca de 7 dias. Ele resiste durante 10 horas a 60º C, durante 5 minutos a 100º C, ao éter e ao álcool a 90% e pode permanecer vivo após vários anos de congelamento. Até hoje, não foi definido o tempo de resistência do vírus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biolgoia nao sei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!