biol

Páginas: 6 (1399 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
 Alimentação indígena e sua influência nos dias de hoje

Por Juliana F. Santos, estagiária curricular da USP na Nutrociência

Como quase todo mundo sabe, antes mesmo do Brasil ser descoberto, várias tribos indígenas já habitavam este território que hoje é o nosso país. Cada uma dessas tribos tinha sua própria cultura, seus rituais, tradições, artefatos e características, mas todas elastinham em comum a descendência de grupos de caçadores-coletores que adentraram o continente americano, vindos da Ásia milhares de anos atrás. Mesmo na época do descobrimento, os índios ainda extraiam da natureza tudo aquilo que usavam (incluindo seus alimentos).
O primeiro relato escrito a respeito dos indígenas que aqui habitavam foi a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, na época dodescobrimento. Nesta carta também temos os primeiros registros da alimentação dos índios naquela época. Pouco depois da chegada ao Brasil, Pero Vaz escreve sobre o encontro inicial que teve com os habitantes locais, indicando a pouca familiaridade que eles tinham com animais de criação como carneiros e galinhas e a má aceitação das iguarias portuguesas. Segundo ele, “deram-lhes ali de comer: pão epeixe cozido, confeitos, fartéis, mel, figos passados. Não quiseram comer daquilo quase nada; e se provavam alguma coisa, logo a lançavam fora. Trouxeram-lhes vinho em uma taça; mal lhe puseram a boca; não gostaram dele nada, nem quiseram mais. Trouxeram-lhes água em uma albarrada, provaram cada um o seu bochecho, mas não beberam; apenas lavaram as bocas e lançaram-na fora”.
Em ocasiõesposteriores, Pero Vaz também descreveu o uso de sementes da terra e “inhame” (que na realidade era a mandioca) na alimentação dos índios e também fez alusão ao fato dos índios não lavrarem, nem criarem, e de não haver nenhum animal “acostumado ao viver do homem” na região. Com o passar do tempo, outros relatos foram feitos e, da mesma forma que a cultura e a alimentação indígenas foram influenciadas pelosportugueses, africanos e outros povos que aqui chegaram, ela também foi uma grande influência para a formação dos hábitos culturais e alimentares brasileiros, até os dias de hoje.
Antes do início da colonização, os indígenas viviam às custas da natureza, coletando plantas, animais da terra, do mar ou dos rios. Foi da coleta de frutos que alguns índios passaram à arboricultura e, mais tarde, a umaagricultura rudimentar que exigia que eles estivessem sempre à procura de terras férteis. Além disso, a caça e a pesca também eram importantes formas de obtenção dos alimentos. Enquanto os homens caçavam e pescavam, as mulheres realizavam as atividades coletoras e os trabalhos agrícolas.
O índio não conhecia a cana de açúcar, que só veio com a colonização, mas usava o mel de abelhas que usavatambém no preparo de bebidas. Já o sal era retirado da vegetação, através da queima dos troncos das palmeiras até se transformarem em cinzas, que então eram fervidas para obter o sal, de cor parda.
Com as cinzas, os indígenas também preparavam peixes, embrulhando-os em folhas e colocando-os debaixo de cinzas para ficarem cozidos ou assados.
Entre os alimentos citados como os mais importantespara os indígenas, estão incluídos: abacaxi, jabuticaba, caju, cajá, araçá, goiaba, maracujá, mamão, laranja, limão, castanhas, milho, mandioca, cará, feijões, favas e amendoim. O inhame, citado na carta de Pero Vaz, foi introduzido na alimentação indígena somente após a chegada dos escravos africanos, que também trouxeram a batata doce.
Embora os nativos não conhecessem o vinho e não oapreciassem (pelo menos ao primeiro contato), eles também preparavam uma bebida fermentada, chamada cauim, que podia ser feita a partir de milho, mandioca, cacau, cupuaçu, caju, açaí, buriti etc. O preparo ficava a cargo das mulheres indígenas, que após o cozimento da matéria-prima, mastigavam-na para desencadear a fermentação. Os cronistas dos séculos XVI e XVII descreviam tais bebidas como fortificantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biol
  • biol
  • biol
  • biol
  • Biol
  • biol
  • biol
  • biol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!