Bioinformatica

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2013






















Marcel Guilherme de Oliveira Nischida
INTRODUÇÃO
O reconhecimento molecular é fundamental para as interações entre duas entidades moleculares e é altamente dependente da complementaridade de superfície, de hidrofobicidade, e de forças eletrostáticas. Essas interações foram ilustradas pela primeira vez no final do século XIX por Emil Fischer no famosomodelo lock-and-key, que propôs que o substrato funciona como uma chave que é específica para uma determinada macromolécula ou fechadura (1). A observação de que as macromoléculas não são entidades estáticas levou Daniel Koshland propor, a atualmente aceita, teoria do ajuste induzido. Assim, o ligante e a macromolécula são descritos como componentes dinâmicos que podem facilmente sofrer mudançase moldarem-se a fim de otimizar seu ajuste (2). Esta teoria, enquanto proposto para complexos enzimáticos, é aplicável para a maioria dos complexos ligante-macromolécula em que as moléculas grandes e pequenas raramente têm uma natureza fixa tridimensional (3D).
As interações não covalentes de reconhecimento molecular são fundamentais para quase todos os processos biológicos (3,4). As interaçõesentre ligantes e macromoléculas são, portanto, de fundamental importância para a concepção e descoberta de novos medicamentos. A estabilidade do complexo ligante-macromolécula é diretamente relacionada com a atividade biológica observada. Como resultado, estudos moleculares de modelagem, tais como Quantitative Structure Activity Relationship (QSAR) é a base para o nosso entendimento atual doreconhecimento molecular.
Flavonóides são substâncias fenólicas abundantes em muitas frutas, legumes e plantas vasculares. Geralmente, são os componentes responsáveis pelas cores características das pétalas. Eles atuam em plantas regulando o crescimento por meio da inibição da exocitose da auxina, além de induzirem a expressão gênica (5). Além do mais, por causa de suas propriedades de absorção daradiação UV, os flavonóides protegem as plantas da radiação do sol e também eliminam radicais livres produzidos em excesso devido à exposição à radiação solar (6).
Os efeitos benéficos dos flavonóides sobre a saúde humana têm ganhado interesse crescente no campo farmacêutico, visto que são potenciais protetores contra uma variedade de doenças tais como câncer e doenças cardiovasculares (7). Ademais,um amplo conjunto de mecanismos de ação tem sido atribuído a esses compostos, incluindo suas propriedades antioxidantes, as quais são devidas à capacidade de reduzir a formação de radicais livres.
No entanto, um entendimento mais detalhado dos modos de ação desses compostos bioativos requer o estudo de suas interações com possíveis alvos biológicos, como as proteínas. As proteínas alvo para opresente estudo serão, albumina humana (HSA) que é a principal proteína extracelular com alta concentração no plasma sanguíneo, cerca de 40 mg/ml (8). Esta proteína circula no corpo agindo como transportadora de numerosos compostos exógenos e endógenos sendo, portanto, eficiente no transporte de drogas devido a sua alta adaptabilidade conformacional. Sua afinidade determina, de forma específica, ataxa com a qual a droga livre se torna disponível para difundir até o seu local de ação e metabolismo. A proteína TNF é a principal mediadora de processos inflamatórios e de doenças relacionadas a inflamação, o órgão governamental dos Estados Unidos United States Food and Drug Administration (FDA) aprovou a utilização de bloqueadores de citocinas, TNF-, para o tratamento de osteoartrite, doençasinflamatórias, psoríases e anquiloses, isto representa em termos de mercado um valor acima de $20 milhões de dólares por ano na aplicação de pesquisa de inibidores. O custo por paciente pode alcançar entre $15 a $20 mil dólares/ano. Muitos fármacos têm de ser administrados por meio injetável com vários efeitos colaterais e por isso recebe tarja preta em sua classificação pelo FDA. Mecanismos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioinformatica
  • Bioinformática
  • Bioinformática
  • Bioinformatica
  • Bioinformatica
  • Bioinformatica
  • Bioinformática
  • bioinformatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!