Bioimpedância

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Bioimpedância
É um exame para a avaliação da composição corporal. Consiste de uma inofensiva corrente elétrica percorrendo o corpo, e um aparelho mede a oposição da corrente do fluxo. Pois a velocidade da corrente varia pela massa magra e pela gordura corporal. E a composição é estimada em um cálculo que leva em conta a resistência da corrente, sexo, idade, e altura.
Preparo para Teste deBioimpedância (BIA) 
Estar normohidratado – beber uma média de 2l de água no dia anterior ao exame;
Não fazer uso de medicação diurética no dia anterior à realização do exame;
Não ter realizado atividade física ou sauna, pelo menos nas 12 horas que precedem o teste;
Não ingerir bebidas alcoólicas e/ou bebidas contendo cafeína (café, refrigerante, chá preto, chocolate) pelo menos nas 12 horas queprecedem o teste;
Não possuir marca passo;
Não estar gestante;
Não estar em período menstrual;
Remover acessórios, adornos e peças contendo metal para realização dos exames.

Realização do Teste de BIA
Para a realização do teste solicita ao paciente estar deitado, não fazer movimentos e não falar durante o teste. 
O exame é realizado com o indivíduo deitado em posição supina com os braçosabertos em ângulo de 30º em relação ao seu corpo. As pernas não devem ter contato entre si.

IMC – Índice de Massa Corporal

Segundo os pontos de corte recomendados por esses órgãos internacionais, o risco de morbidade em homens adultos eleva-se à medida que o indivíduo migra da categoria de IMC normal (IMC: 18,5 a 24,9kg/m²) para a categoria de sobrepeso (IMC: 25,0 a 29,9kg/m²) ou obesidade(IMC > 30kg/m²), e quando apresentam a medida de circunferência de cintura maior ou igual a 94cm e/ou quando a relação cintura-quadril é maior ou igual a 1,0.
Pessoas com elevada quantidade de massa muscular podem apresentar elevado IMC, mesmo que a gordura corporal não seja excessiva.

Apesar de o IMC não fornecer informações relacionadas com a quantidade e distribuição da gordura corporal,muitos estudos demonstram a sua importância na avaliação do risco de mortalidade. Em adultos, observa-se que valores extremos de IMC aumentam o risco de mortalidade.

Para a circunferência da cintura, os pontos de corte de 94cm e 102cm para o sexo masculino foram determinados com base na correspondência desses valores com o valor de IMC > 25kg/m² e > 30kg/m², respectivamente. Entretanto, estudos têmdemonstrado que indivíduos com IMC normal podem apresentar medida de circunferência de cintura elevada.

No que diz respeito ao uso do IMC para avaliar o excesso de gordura corporal, assim como neste estudo, resultados da literatura confirmam a necessidade de utilizar outras medidas antropométricas ou computar a composição corporal juntamente com o IMC na avaliação do estado nutricional.

Oaumento de gordura corporal, principalmente na região abdominal, observado com o aumento da idade pode tornar a utilização do IMC cada vez mais limitada na avaliação do estado nutricional, já que indivíduos com sobrepeso ou até mesmo eutróficos podem apresentar risco de alterações metabólicas devido a valores elevados de circunferência da cintura, como encontrado neste estudo.
Os indicadoresantropométricos foram altamente correlacionados e que o IMC maior ou igual a 25kg/m² apresentou alta sensibilidade, sendo adequado para estudos populacionais com objetivo de identificar obesidade abdominal e elevado percentual de gordura abdominal. No entanto, os valores preditivos são baixos, o que contra indica seu uso de maneira isolada na prática clínica.
A maneira mais moderna de tratar aobesidade é a avaliação da composição corporal.A obesidade pode ser um problema aparentemente mais grave do que se pensava, afirma um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Nova York e da Faculdade de Medicina Weill Cornell no jornal PLoS One. Segundo os cientistas, determinar a obesidade apenas pelo Índice de Massa Corporal (IMC) é um equívoco. Considerar o porcentual de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioimpedancia
  • Balança com bioimpedância
  • Relatório sobre Bioimpedância
  • Bioimpedância elétrica bipolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!