Biogênesexabiogênese

516 palavras 3 páginas
Bianca Santos Camacho

GESTÃO AMBIENTAL
MICROBIOLOGIA

São Paulo, 15 de março de 2013.

Bianca Santos Camacho

BIOGÊNESE x ABIOGÊNESE
Artigo apresentado à disciplina de Microbiologia dos processos de tratamentos biológicos de efluentes, pela professora Renata Vidal Firminiano, para obtenção parcial de nota no curso de Gestão ambiental.

São Paulo, 15 de março de 2013.

Sumário

Introdução 03
1. Abiogênese 04 Experimento de Redi 05
3. Abiogênese x Biogênese 06
4. Biogênese 07
5. Conclusão 08
6. Referências 09

Introdução

Desde o início dos tempos, o homem vem buscando conceituar o que seria a vida. Para responder e entender este questionamento, diversas teorias foram surgindo ao decorrer do tempo. As explicações para a origem da vida, eram baseadas em deuses, mitos e criação divina, até o filósofo Aristóteles (384-322 a.C) iniciar sua busca por respostas concretas. A partir de então, diversos estudiosos, propuseram suas teorias, atualmente, as mais conhecidas são a Biogênese e Abiogênese.

Abiogênese Segundo estudos, a teoria da abiogênese surgiu na Grécia antiga, onde acreditava-se que um sapo ou minhocas surgiam de lagos de lama, ou até mesmo, que larvas e mosquitos surgiam de corpos em decomposição. Dessa forma, o conceito de abiogênese foi definido como a teoria de que a vida poderia surgir de uma matéria não-viva, com a interferência de uma “força vital”, sendo chamada também de Geração Espontânea. Essa teoria foi desacreditada, séculos depois, com o experimento de Francesco Redi.

Experimento de Redi Em sua experiência, Francesco Redi colocou em frascos pedaços de carne, um fechado, e outro aberto. Depois de dias, Redi percebeu que o frasco de tampa fechada apresentava sua decomposição em um período de tempo mais devagar, porém, não havia nenhuma outra forma de vida ali. Observando o frasco aberto, Redi percebeu a entrada e saída de diversos insetos e

Relacionados