Biografias de filósofos

Páginas: 5 (1156 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Sócrates
Vida: Acredita-se que o filósofo nasceu em 469 a.C., nas planícies do monte Licabeto, localizado perto de Atenas, na Grécia. Sócrates era filho de um escultor e de uma parteira. Durante a infância, Sócrates vivia em uma família humilde, tanto que auxiliou o pai em seu trabalho. Quando era jovem, Sócrates serviu no exército contra Esparta na Guerra do Peloponeso e depois voltou para suacidade natal, onde se casou e teve filhos.
Após o restabelecimento da democracia em Atenas em virtude da vitória de Esparta depois da Era dos Trinta Tiranos, Sócrates foi julgado por ter desrespeitado os deuses e corrompido a juventude. A condenação de Sócrates serviu para provar que seus inimigos eram tão numerosos quanto seus admiradores e seguidores. Por ser uma figura polêmica, o filósofogerava controvérsia por onde passava. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 a.C.

Principais ideias: Quando percebeu sua vocação, Sócrates tornou-se discípulo dos filósofos Anaxágoras e Arquelau. No entanto, as limitações inerentes à época estimularam Sócrates e encontrar uma nova maneira de conhecimento, o que incentivou a ação de muitos críticos, quecostumam considerar o filósofo como um herege. Porém, tais posições negativas eram combatidas por meio de demonstrações de como as crenças tradicionais estavam equivocadas.
Um dos questionamentos de Sócrates estava ligado à ideia sofista de que a virtude podia ser ensinada. O filósofo pensava que a excelência moral era caracterizada pela inspiração e não pelo parentesco.
Uma das ideias de Sócratesera a noção de que o espírito crítico era muito importante, bem como a compreensão de que reconhecer a própria ignorância era o primeiro passo para o conhecimento.
O autoconhecimento era tão importante para Sócrates que o pensamento “Conheça-te a ti mesmo”, escrito no templo de Apolo, era o que norteava suas atitudes. De acordo com o filósofo, o autoconhecimento levava a ações com mais chancesde gerar felicidade.
No que diz respeito à ética, Sócrates propagava a ideia de que o mal era mais prejudicial a quem o cometia do que às vítimas das ações ruins, as quais ocorriam em decorrência da ignorância. Logo, o filósofo acreditava que a integridade moral era a própria recompensa.

Principais escritos: Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos. Conhecemos seuspensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes.

Platão
Vida: Nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis(seres vivos e a matéria).
Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C., fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bomtempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte.
Ao voltar para Atenas, passa a administrar e comandar a Academia, destinando mais energia no estudo e na pesquisa em diversas áreas do conhecimento: ciências, matemática, retórica (arte de falar em público), além da filosofia.
Principais ideias: Desenvolveu a Teoria das Ideais, que diz respeito à realidade e ao conhecimento. Para ele o homem tempermanente contato com dois tipos de realidade: os inteligíveis e os sensíveis. Sendo os inteligíveis as realidades, permanentes, concretas, imutáveis, iguais a si mesmas, e os sensíveis, são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis, imagens das realidades inteligíveis.
Para Platão, temos em nós duas partes: um corpo corruptível e uma alma imortal. Nossa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografias de filosofos
  • Biografia dos filósofos
  • Biografias de filosofos
  • Biografia dos filosofos
  • Biografia Raul Seixas, Filosofo
  • Biografia dos grandes filósofos e sociólogos
  • Biografias de filosofos, matemáticos e físicos
  • Biografia do filósofo platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!