Biografia e resumo sobre a obra o Torso de Adele de Auguste Rodin

823 palavras 4 páginas
Biografia

Auguste Rodin (Paris, 12 de novembro de 1840 — Meudon, 17 de novembro de 1917) foi um escultor francês. Vindo de uma família muito pobre, foi motivo de chacota por sua falta de habilidade acadêmica, então se tornando um homem bastante reservado. Trabalhou 3 anos como pedreiro ornamental. Começou com seus desenhos profissionais aos 13 anos. Suas esculturas eram feitas em argila, gesso, mármore e bronze e tornaram-se inconfundíveis, pois Rodin desenvolveu uma técnica perfeita, para pele, músculos e expressões faciais.
As primeiras esculturas de Rodin foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão. Aos 14 anos mais ou foi aceito na Escola de Artes Decorativas, e ingressou depois na Academia de Belas-Artes.
A primeira obra de Rodin, O Homem de Nariz Quebrado (1864), não foi aceita em Paris. A justificativa do júri foi que a obra era um esboço, uma coisa inacabada. Porém toda a criação do escultor se baseava no conceito de "não finito", ou seja, um trabalho que está inacabado. No ano de 1875, Rodin realizou uma viagem à Itália, de lá se interessou principalmente pela obra de Michelangelo, mais precisamente pela escultura O Prisioneiro, que o mestre deixou inacabada, influência esta que o libertou do academicismo. Na sua volta, o escultor visitou e estudou as catedrais góticas. Em pouco tempo criou seu famoso São João Batista Pregando (1878).
Na contemplação de fragmentos de esculturas clássicas, Rodin compreendeu até que ponto uma parte da obra era capaz de representar o todo dela. Assim, começou fazendo obras cerceadas, por assim dizer, algo que ninguém jamais havia tentado. Exemplo disso são O Homem que Caminha e Torso. Na obra A Mão de Deus, há uma ambivalência de significados: a mão divina é na realidade a de um escultor em plena atividade. E foi exatamente o que Rodin tentou plasmar ao longo de toda a sua obra: o momento da criação. É por esse motivo que ele pode ser considerado um verdadeiro impressionista.
Tem hoje

Relacionados

  • Simone de Beauvoir- O segundo sexo
    221835 palavras | 888 páginas
  • O s e g u n d o sexo slmone de beauvoir
    212794 palavras | 852 páginas