Biografia e principais obras de Pestalozzi

Páginas: 7 (1691 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
Johann Heinrich Pestalozzi 

Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em Zurique, na Suiça, aos 12 de janeiro de 1746.
Seu pai, Johann Baptist Pestalozzi, era cirurgião, descendente de italianos. Estudou ali mesmo, em Zurique, cursando Filosofia e Linguística no famoso Collegium Carolinum. A influência de Jean-Jacques Rousseau foi enorme.
A vida de Pestalozzi foi um exemplo fantástico de amor edevoção à educação, entre fracassos sucessivos e uma persistência gloriosa em sua missão de educador.
Seu pai morreu quando ainda era novo, tendo sido criado pela mãe. Na Universidade de Zurique associa-se ao poeta Lavater num grupo de reformistas.
Casou-se aos 23 anos com Anna Schulthess. Em seguida, comprou um pedaço de terra, transformando a propriedade rural de Neuhof em uma escola. No entanto,tão pobre como os meninos que agasalha, reparte com eles o que mal lhe chegava. Em 1780, esgotados todos os seus recursos, teve que fechar a escola.
Nesta época escreveu “As Horas Noturnas de um Ermitão” (The Evening Hours of a Hermit – 1780), contendo uma coleção de pensamentos e reflexões.
A este livro seguiu-se sua obra-prima: Leonardo e Gertrudes (“Leonard und Gertrud” – 1781), um contoonde narra a reforma gradual feita primeiro numa casa, depois numa aldeia, frutos dos esforços de uma mulher boa e dedicada.
A obra foi um sucesso na Alemanha, e Pestalozzi saiu do anonimato.
A invasão francesa da Suíça em 1798 revelou-lhe um caráter verdadeiramente heroico. Muitas crianças vagavam no Cantão de Unterwalden, às margens do Lago de Lucerna, sem pais, casa, comida ou abrigo. Pestalozzireuniu muitas delas num convento abandonado em Stans, e gastou suas energias educando-as.
Em um período muito curto de tempo realizou transformações surpreendentes naquelas crianças órfãs, abandonadas na maior miséria material e moral, que Pestalozzi amou como seus próprios filhos.
Cuidava delas pessoalmente com extremada devoção, mas, em junho de 1799, o edifício foi requisitado pelo invasorfrancês para instalar ali um hospital, e seus esforços foram perdidos.
Em 1799 obteve permissão para manter uma escola em Burgdorf, onde, segundo diziam, utilizava processos com 100 anos de avanço. Permaneceu trabalhando até quando exigiram-lhe a desocupação do Castelo onde funcionava a escola, para nele instalar o governo da cidade. Continuou sua obra no castelo de Munchenbuchsee.
Em 1801Pestalozzi concentrou suas ideias sobre educação num livro intitulado “Como Gertrudes ensina suas crianças” (Wie Gertrude Ihre Kinder Lehrt). Ali expõe seu método pedagógico, de partir do mais fácil e simples, para o mais difícil e complexo. Continuava daí, medindo, pintando, escrevendo e contando, e assim por diante.
Em 1802 foi como deputado a Paris, e fez de tudo para fazer com que Napoleão seinteressasse em criar um sistema nacional de educação primária; mas o conquistador disse-lhe que não podia perder tempo com o alfabeto.
Em 1825, depois de 20 anos de atividade, deixa Yverdon, num clima de graves dissensões internas entre dois colaboradores da obra: Schmidt e Niederer, liderando cada um o seu grupo.
Retorna a Neuhof e, com mais ou menos oitenta anos, num gesto nobilíssimo, empregatodo o dinheiro arrecado na venda de seus livros na criação de um orfanato para crianças pobres.
Escreveu seu último trabalho: “O canto do cisne”, vindo a morrer em Brugg aos 81 anos, no dia 17 de fevereiro de 1827. 










Principais ideias:

A criança, na visão de Pestalozzi, se desenvolve de dentro para fora - ideia oposta à concepção de que a função do ensino é preenchê-la deinformação. Para o pensador suíço, um dos cuidados principais do professor deveria ser respeitar os estágios de desenvolvimento pelos quais a criança passa. Dar atenção à sua evolução, às suas aptidões e necessidades, de acordo com as diferentes idades, era, para Pestalozzi, parte de uma missão maior do educador, a de saber ler e imitar a natureza - em que o método pedagógico deveria se inspirar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia e Principais Obras de Froebel
  • Biografia e principal obra de Érico Verissimo
  • Gil vicente, biografia e principais obras
  • Cildo Meireles- Biografia, Principais Obras e Exposições
  • Breve biografia e principais obras de jean jacques rousseau
  • Biografia de Severiano Mario Porto e Suas Principais Obras
  • Biografia de froebel e pestalozzi
  • Biografia de joão henrique pestalozzi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!