Biografia Rousseal

555 palavras 3 páginas
Biografia

Rousseau nasceu em Genebra, na Suíça, em 28 de Junho de 1712, não conheceu a mãe e foi criado pelo seu pai, que veio a falecer em 1722. Rousseau estudou em escolas protestantes e desenvolveu interesse pela música e leitura.

Em 1742, foi morar em Paris, onde conheceu Diderot que o convidou para escrever verbetes para a Enciclopédia. Após manter contato com filósofos e aprimorar seus conhecimentos, publicou sua primeira obra ‘’Discurso sobre as Ciências e Artes’’, em 1749, que lhe rendeu um premio na Academia de Dijon um ano depois.

Começou a ser perseguido na França, após a publicação de ‘Émile’’ e ‘’Do contrato social’’, pois foram considerados subversivos, e se refugiou na casa de David Hume, (filósofo, historiador, sociólogo e economista escocês do período do Iluminismo, na Inglaterra.

Influenciou a Revolução Francesa, pregava que o valor supremo do homem era a liberdade. Criticava a sociedade acusando-a de corrupta e hipócrita, criou o preceito de que todo homem nasce bom e puro e a sociedade que o corrompe.
Morreu em Ermanoville na França em 2 de Julho de 1778, seus restos mortais foram levados para o Panteão de Paris.
Biografia de Jean-Jacques Rousseau:

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social e teórico político suíço. Foi o mais popular dos filósofos que participaram do movimento intelectual do século XVIII - o Iluminismo. Com o filósofo a literatura europeia entra em nova fase: a procura, na natureza, da pureza original. Em sua obra mais importante "O Contrato Social" desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo.

Jean-Jacque Rousseau (1712-1778) nasceu na Genebra, Suíça, no dia 28 de junho de 1712. Filho de um relojoeiro, ficou órfão de mãe logo ao nascer. Foi educado por pastor protestante. Em 1722 ficou órfão de pai. Com 16 anos de idade vai para Savóia, Itália e sem meios de se manter procura uma instituição católica e manifesta o desejo de se converter. De volta à Genebra retorna ao

Relacionados