Biografia robert jemison van de graff e influências dos campos magnéticos e elétricos

1012 palavras 5 páginas
Trabalho de Física:
Biografia Robert Jemison Van de Graff
Influências dos Campos Magnéticos e elétricos
Dados coletados em Aula no Laboratório

Influência do campo magnético e elétrico

O campo magnético terrestre influencia de diversas maneiras na vida animal. Vejamos alguns exemplos:
Algumas bactérias denominadas genericamente de "bactérias magnéticas" (bactérias que possuem pequenos imãs naturais no seu interior) têm acesso aos alimentos no fundo dos lagos orientadas pelo campo magnético terrestre.
Grandes colônias destas bactérias são encontradas nos lagos situados em regiões de grande inclinação magnética, isto é, próximo aos pólos magnéticos terrestres.
Todas as aves migratórias são orientadas, em suas longas viagens, pelo campo magnético terrestre.
Os pombos correio têm uma orientação extremamente precisa no campo magnético terrestre de forma a encontrar o seu pombal situado em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, após uma viagem de algumas centenas de quilômetros. Quando os pombos são soltos eles fazem uma revoada se deslocando em círculos que além de constituir um belo espetáculo ela constitui uma manobra para a orientação dos pombos no campo magnético terrestre, procurando fixar a sua trajetória em direção ao seu pombal.
Esta orientação é muito prejudicada quando os pombos encontram em seu trajeto antenas de rádio transmissão de elevada potência, ou mesmo tempestades com muitos raios.
O campo magnético terrestre influencia de diversas maneiras a vida humana, na maioria das vezes não percebida pelo homem. O ser humano ao se afastar da vida natural tornando-se um ser civilizado perde muito da sensibilidade que tinha e passa a não perceber a influência dos campos de forças da natureza sobre o seu organismo. Vejamos um exemplo marcante:
Certas pessoas mais sensíveis sentem um grande desconforto quando se deslocam de avião entre localidades muito distantes, mesmo que a viagem seja cercada de grande conforto como nas primeiras

Relacionados

  • Campo eletrico
    1365 palavras | 6 páginas