Biografia Prof. Theodoro Volponi

364 palavras 2 páginas
Biografia Theodoro Volponi
Filhos de pais italianos, do Norte da Itália, foi o único dos três irmãos que nasceu no Brasil, na cidade de São Paulo.
No fim do século XIX, emigraram para o Brasil em busca de trabalho, riqueza e realização de sonhos.
Foi quando ele nasceu, no ano de 1989, alguns meses antes da Proclamação da República.
Os Volponi ficaram alguns anos no Brasil, e muito apegados á pátria-mãe voltaram e na Itália, Theodoro foi educado e formou-se pela Escola de Belas Artes de Milão.
Formado, a saudade do Brasil cresceu e ficou tão forte que voltou e instalou-se em São Paulo. Trabalhou como escultor para algumas empresas paulistas.
Sentindo necessidade de renda mensal certa, almejava emprego público.
Logo na segunda década do século XX (1920/1930), o Governo do Estado de SP criou seis escolas Normais (curso de formação de professores primários) e entre elas estava Casa Branca, graças ao empenho de Dr. Francisco Thomaz de Carvalho, casa-branquense de grande prestigio, junto ao Governo do Estado.
Theodoro Volponi tinha a oportunidade para seu desejado emprego público: ser professor de Artes. Fez o concurso e foi aprovado. Iniciou sua atividade na Escola Normal de Campinas e foi logo designado para a Escola Normal de Casa Branca. Nesta cidade instalou-se definitivamente.
Casou-se e teve cinco filhos.
Muito estimado e respeitado, acabou sendo eleito prefeito de 1926/1929 e 1930/1934.
Na prefeitura planejou a Praça Barão de Mogi Guaçu (Principal) e a ajardinou. Outros trabalhos encontram-se no Cemitério (esculturas em relevo).
Reconhecido por seu talento foi convocado para presidir a Banca Examinadora de Candidatos ao Magistério Oficial do Estado se SP.
No fim de sua carreira, fez curso de diretor e escolheu a cidade de Cajuru, terra da mulher. Neste cargo aposentou-se com mais de 30 anos de serviço prestado ao ensino.
Por tudo que foi e o que fez por Casa Branca e para educação, mereceu ser incluído entre os cidadãos casa-branquenses que

Relacionados