Biografia Mission Ria Moffat

785 palavras 4 páginas
Robert Moffat (1795-1883)

Robert Moffat, nascido em 21 de dezembro de 1975, um pioneiro missionário escocês protestante e tradutor da Bíblia, era o pai e fundador do trabalho missionário na África do Sul. Cresceu no centro da Escócia em uma família simples trabalhando como aprendiz de jardineiro. Em 1813 mudou-se para Inglaterra, onde começou a trabalhar para James Smith, um comerciante escocês piedoso em Manchester. A filha de Smith, Mary, mais tarde se tornaria a esposa de Moffat na África do Sul.
Depois de uma experiência de conversão, ele se candidatou para o serviço missionário e foi aceito pela Sociedade Missionária de Londres (LMS) que o enviou para a África do Sul, em 1817. Lá, trabalhou na fronteira do norte, mais precisamente em Namaqualand onde foi ajudado por Afrikaner, um chefe autóctone que entretanto fora convertido pelo seu testemunho. O nome de Moffat se tornou conhecido na região com o resultado da conversão de um famoso bandido, Jager Afrikaner, e seus seguidores, procurados pelas autoridades coloniais locais. Moffat conquistou o apoio do governo quando os funcionários perceberam que ele tinha resolvido um problema através de seus esforços religiosos.
Moffat também explorou o deserto de Kalahari e, como resultado, foi nomeado para chefiar uma estação de missão. No caminho, ele encontrou diversos refugiados que fugiam do avanço do Ndebele sob Mzilikazi . Essas pessoas logo assumiram uma série de aldeias levando destruição onde passavam. Moffat ao perceber a presença dos refugiados se movimentou para avisar as comunidades vizinhas. Em uma luta feroz, os refugiados foram expulsos. A reputação de Moffat cresceu imensamente entre as pessoas que ele salvou.
Em 1820,na Cidade do Cabo, Moffat se casou com Mary Smith, no ano do seu casamento mudou-se de Namqua Land para Lattakoo. Cinco anos mais tarde, em 1825, o casal estabeleceu-se em Kuruman, em Bechuanaland, onde eles se estabeleceram durante os 45 anos de trabalho missionário. Trabalhando juntos

Relacionados

  • Heróis da fé
    79029 palavras | 317 páginas
  • Herois da fe
    79067 palavras | 317 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas
  • historia da africa vol I
    347677 palavras | 1391 páginas