Biografia de d.joão iv

Páginas: 5 (1013 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
D. João IV
quadro no Palácio de Vila Viçosa
Desde a incorporação de Portugal e dos seus domínios nos Estados de Filipe II, tinha-se instalado o poder marítimo de Espanha no século XVI. Conforme se dizia: “o mar era uma esmeralda na sandália do rei de Espanha, o sol um topázio na sua coroa”.
Em Abril de 1581 Filipe II é jurado e aclamado rei nas cortes de Tomar. A realeza em Portugalpassou a ter de obedecer a um novo estatuto político. O novo estatuto político do país tinha duas preocupações fulcrais: “satisfazer as classes superiores e protegê-las contra a crise que atravessavam e garantir a autonomia administrativa portuguesa: a unidade de soberania não colidia com a separação da administração”.
Durante o reinado de Filipe II: “nobres. Clérigos, armadores e burgueses nãotiveram razões para se arrepender do apoio prestado à causa estrangeira”. “O sentimento antiespanhol foi pouco mais que uma atitude literária de alguns homens das camadas intelectuais”. Em 1589, o prior do Crato regressou a Lisboa, “apoiado em importantes forças inglesas e a sua presença não despertou o melhor apoio popular”.
Desde do início do domínio Filipino é possível destrinçar doisperíodos-chave: entre 1580 e 1620, vive-se uma certa paz e acalmia politica tendo sido a administração reorganizada e a situação económica melhorada. A nível social, quem realmente beneficiou desta situação era sobretudo a nobreza e os comerciantes.
A ajuda económica que Madrid fornecia para as despesas militares permitiram a “cobertura naval” do comércio do Oriente. Quer os nobres, quer oscomerciantes e até a própria Igreja, foram beneficiados neste período mais estável e próspero.
Construíram-se ou reconstruíram-se bastantes edifícios religiosos como é o caso de: S. Roque, S. Vicente, a Sé Nova, o palácio dos Bispos (Lisboa) e as Igrejas de S. Bento e S. Francisco em Coimbra e a Igreja do convento da serra do Pilar. As classes populares continuaram numa situação semelhante à anterior,sem grandes melhoras, a situação nos campos estava bastante agravada pelo facto de muitos senhores terem retomado à província, e criado algumas “cortes na aldeia” e assim pressionando o povo.
No período entre 1620 e 1640, a prosperidade económica tende a diminuir. O esgotar de jazidas de prata da América, levou ao declínio da situação económica de Espanha; e o Estado vê os seus recursos adesaparecer por causa das guerras prolongadas. A carga tributária é agravada devido a medidas do Governo Espanhol. A reação popular ao agravamento de impostos ocorreu em 1629 onde há motins no povo. O descontentamento cresce e alastra-se.
Em Évora, em 1637, iria ocorrer uma revolta, causada pelo lançamento de novas sisas para pagar tenças de fidalgos e vencimentos em atraso. Após a revolta de1637-38 sentia-se a preocupação de não desencadear uma nova revolução popular.
Em 1638, os conjurados pretendem obter o “sim” de D. João IV numa revolta contra Espanha (com o auxilio de França). Ele seria a “alma” desse movimento, mas ele era cauteloso e dirigia-o “do seu palácio de vila viçosa”. As hipóteses que os conjurados he puseram eram duas só: “conservar a Monarquia com ele ou criar umaRepública de nobres”. E em 1 de dezembro de 1640, o paço é invadido por vários fidalgos.
A aclamação de D. João IV ocorreu no dia 1 de dezembro de 1640, sem a sua presença e no dia 15 de dezembro do mesmo mês, foi solenemente aclamado. A figura do rei Restaurador “procura legitimar o movimento e lançar as bases de uma nova dinastia que fosse a expressão da vontade do Reino”. D. João IV é filho deTeodósio, 7º Duque de Bragança. E da duquesa, D. Ana de Velasco, nasceu em vila Viçosa a 19 de março de 1604. O duque D. João veio a escolher por esposa a espanhola D. Luísa Francisca de Gusmão, da Casa de Medina Sidónia, eu recebeu em casamento no dia 12 de janeiro de 1633, em festas celebradas com sumptuosidade régia.
Desde da defesa das fronteiras do Alentejo, ao envio de embaixadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • D.joao
  • D.João V
  • d.joao V
  • D.João VI
  • AS IV
  • AS IV
  • Biografia
  • biografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!