Biografia de wernher magnus von braun

759 palavras 4 páginas
Wernher Magnus von Braun
O engenheiro alemão Wernher Magnus von Braun foi o responsável pelo desenvolvimento dos foguetes de combustível líquido da Alemanha e dos Estados Unidos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, coordenou na Alemanha o desenvolvimento e produção de foguetes militares, especialmente a V2, que foi o primeiro foguete operacional do mundo.
No fim da guerra, von Braun e sua equipe se entregaram ao exército americano. A equipe juntou-se à NASA e foi responsável pelo lançamento do primeiro satélite americano e pelo foguete Saturn V, usado para levar à Lua as missões Apollo.
Von Braun nasceu no dia 23 de março de 1912 em Wirsitz, na Alemanha. Conta a lenda que, quando criança, ele construiu um "foguete" usando buscapés; seu "veículo espacial" interrompeu o vôo no meio da sala de estar da casa, chegando a provocar um incêndio.
Em 1930 ingressou na Universidade Técnica de Charlottenburg, na Alemanha, e fez estágio em uma fábrica de locomotivas. Logo demonstrou interesse pelas viagens espaciais, e tornou-se membro da "Verein für Raumschiffahrt" ("Sociedade para Viagens Espaciais"). Em 1931 estudou engenharia no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça.
Em 1932 voltou à Alemanha, onde obteve o diploma de engenheiro. Por interferência do Capitão Walter Dornberger, que conheceu von Braun na Verein für Raumschiffahrt, ele começou a trabalhar para o exército alemão fazendo pesquisas sobre foguetes. Em 1934 obteve o doutorado com uma tese sobre motores a combustível líquido para foguetes.
Em 1935 começou a realizar testes regulares com foguetes com uma equipe de 80 pessoas em Peenemünde, uma nova base militar construída em uma ilha do Mar Báltico, ao norte de Berlim.
Em 1936 von Braun foi nomeado diretor de Peenemünde, e em 1942 recebeu patente de oficial superior da SS e começou a trabalhar na V2. O novo foguete foi construído sob sua supervisão.
No auge da II Guerra, muitas autoridades nazistas suspeitavam que o Dr. von Braun estava

Relacionados