Biografia de Vanh gogh

987 palavras 4 páginas
A VIDA
DE
VICENT
E VAN
GOGH

Nasce a 30 de Março de 1853 em Zundert, Holanda

A SUA FAMÍLIA

O pai, pastor da
Igreja Reformista, a mãe, também protestante, Vicente mais 2 irmãos Cor e
Theodorus,
(apelidado de
Theo), e as três irmãs Elisabeth,
Anna e Wil.

Com uma educação bastante rígida, Vincent era uma criança séria, quieta e introspectiva. Desenvolveu, através dos anos, uma grande amizade e forte ligação ao seu irmão mais novo, Theo.

Aos 16 anos, começou a trabalhar para o seu tio que era comerciante de arte, estabelecido em Haia. Após quatro anos foi transferido para Londres, e depois para Paris.

Então volta a Inglaterra para fazer um trabalho sem remuneração.
Ensina religião a crianças e preparar-se para o exame de admissão à universidade, para estudar Teologia, mas não é admitido.

Consegue um acordo com a igreja e vai para a Bélgica pregar numa região muito pobre: o bairro de minério de carvão - O Borinage .
Aqui sentiu um forte apego emocional aos mineiros. Para os ajudar, e com o seu feitio altruísta, torna-se fanático, dá a sua comida e roupa às pessoas da comunidade.

A igreja não gostou das atitudes de Vicent e retirou-lhe o cargo. Não querendo sair do local, permaneceu ali na pobreza, mendigando. Foi neste período que decide ser artista.

No Outono de 1880 partiu para Bruxelas onde começou a estudar arte, com a ajuda financeira do seu irmão, Theo. Até ao fim das suas vidas,
Vincent e Theo, trocam muita correspondência. É pela existência dessas cartas, (mais de 750) que temos hoje um conhecimento profundo deste artista. Em 1883 começa a pintar com óleo, faz dezenas de pinturas e desenhos tendo como tema preferido os camponeses locais, senti-a uma forte afinidade com pobres e operários. Admirava o pintor Millet.

"Eu não quero pintar quadros, quero pintar a vida".

1885, pinta a sua primeira obra prima “Os comedores de batatas”

Na procura de novos estímulos, em

Relacionados