biografia de Teófilo Carneiro

Páginas: 2 (481 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Biografia de Teófilo Carneiro

Teófilo Maciel Pais Carneiro nasceu na vila de Ponte de Lima em 24 de março de 1891. Era o quarto filho de João Luís Gonçalves Carneiro, comerciante na mesma vila enatural da freguesia de Moreira, concelho de Monção e de sua mulher D. Guiomar Marques Pereira Viana, da Quinta da Portela, em Talharezes, S. João da Ribeira (Ponte de Lima).
Completou o exame deinstrução primária no Liceu de Viana e os primeiros liceais no Liceu-Seminário de Guimarães, seguindo-se, por transferência, o Liceu de Braga (secção de Letras). De 1911 a 1916, frequentou e concluiu combrilhantismo o curso de Direito na Universidade de Coimbra.
Regressado a Ponte de Lima, passou a exercer atividade, como distinto advogado Nesta profissão rapidamente se distinguiu, quer no ponto devista da preparação técnica, quer no que respeita aos seus notáveis dotes de comunicador. Ao mesmo tempo, foi um apreciado professor no Externato e na Escola Primária Superior António Feijó, nestavila, onde lecionou Francês.
Em 7 de janeiro de 1922, casou com D. Carolina Adelaide Araújo Almeida, sua colega na docência, natural de Parada de Gatim, concelho de Vila Verde, sendo pais de seisfilhos.
A par da atividade profissional, Teófilo Carneiro manteve uma especial e empenhada atenção à vida política, social e cultural do seu tempo. Republicano moderado, colaborou na imprensa, em jornaiscomo “Aurora do Lima”, “O Comércio do Lima”, “Rio Lima”, “O Lima” ou “Cardeal Saraiva”; mas também em publicações como o “Almanaque de Ponte de Lima” e a “Limiana (Revista literária pontelimense)”; eem revistas como a Galera (Revista Quinzenal d’Arte e Ciência)” [Coimbra], “Civilização” [Porto], “Prometeu” [Porto] ou o “Arquivo Nacional” [Lisboa]. Ele próprio dirigiu o efémero jornal “Democraciado Lima” (1921-22) – “o primeiro jornal abertamente republicano que se publica em Ponte de Lima”.
Paralelamente à sua carreira de advogado, exerceu várias funções – foi Presidente do Centro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia de Joaquim Teófilo Fernandes Braga
  • Carneiros
  • CARNEIRO
  • Carneiro
  • teofilo braga
  • Bomba carneiro
  • Teófilo Braga
  • SAMMY CARNEIRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!