Biografia de siviano santiago

307 palavras 2 páginas
SILVIANO SANTIAGO

Ensaísta, poeta,, contista e romancista Silviano Santiago que quer mais e mais narrar"e narrar com o desejo de poder compreender pela dramatização".
Silviano Santiago nasceu em Formiga, Minas Gerais, em 29 de setembro de 1936. Aos dez anos, foi para Belo Horizonte, lá seu pai funda a firma Dental Santiago Ltda. Por duas vezes toma bomba no primeiro científico, pois matemática , física e química não são seu forte.
Em 1954, começou a escrever na revista de cinema.Nos números 2 e3 publica "O Filme Musical". e neste mesmo ano publica "A Volta" e, O Correio do Dia, levado por Jackes.
Silviano Santiago ajuda a idealizar e publicar a revista Complemento , em 1955. O primeiro número publica "Os Velhos", no segundo, sai mini-entrevista e um depoimento de Eziquiel Neves. No terceiro, "Narrativa (manhã-tarde)" (conto) e no quarto, "A Ilha" (poema).
Em 1959, formou-se em Letras Neolatinas. Sua estréia literária em livro se dará em 4poetas, em parceria com Affonso, Domingos Muchon e Teresinha Alves Pereira.
Já no Rio de Janeiro, começa a se especializar em literatura francesa, o que o levará ao doutorado na Universidade de Paris, Sorbonne, onde decifra o manuscrito Moedeiros Falsos de André Gide e rercebe o primeiro lugar e ganha bolsa de estudo do governo Francês.
Silviano apresenta de Paris sua candidatura ao posto de "instrutor " na Universidade do Novo México, em Albuquerque, entre os anos 1962 a 1964. Em 1969, publica em Nova York a antoloia Brasil. Santiago, passa também pelas Universidadesde Rutgers, Toronto, New York at Buffalo e Indiana.No Brasil, ensinou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade Federal Fluminense.
Em 1975, publica antologia de prova e verso de Ariano Suassuna e a edição comentada do romance Iracema. No ano seguinte participa do X Festival de Inverno de Ouro

Relacionados