biografia de pltao

372 palavras 2 páginas
Biografia
E
pensamento de Platão

Biografia de Platão
Platão e um importante filosofo grego, nasceu em provavelmente 427 a.C e morreu em 347 a.C é considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a America ocidental. Filho de uma família de Aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com
Sócrates torna-se seguidor e discípulo de Sócrates.

Pensamento de Platão






Platão foi considerado o primeiro pedagogo , por ter concebido um plano geral de educação e disciplina para a juventude de seu tempo.
Por ele o objetivo final da educação era a formação do homem moral, vivendo em uma cidade virtuosa.

Mundo sensível
Pelo contrario , seria o mundo material o que tocamos. Platão e Sócrates estão no centro exatamente discutindo sobre isso.
Aristóteles aponta para baixo, pro mundo sensível enquanto Platão para o alto, que seria o mundo inteligível ou das idéias .

Mundo intelígivel


É o mundo das idéias, descrito no mito da caverna de Platão e resumidamente a idéia. Ex.
Sabemos o que é uma cadeira, independente de sua forma, pela idéia de “cadeira” que possuímos.

Alma




Platão achava que o mundo dos sentidos não era confiável, pois as vezes somos enganados pelos mesmos... Para Platão a alma faz parte do mundo das idéias onde tudo é perfeito.

Política




Platão sempre foi apaixonado por política, muitas vezes sua incidência em relação a as suas idéias ocasionalhe problemas, sendo inclusive vendido como escravo.
Para Platão , os homens comuns são vítima de um conhecimento que é apenas imperfeito , porque esta baseado na pura “OPINIÃO”.

Essa concepção de poder restrito aos Sábios liga-se em Platão com a idéia do “MITO DA
CAVERNA”.
Trata-se de uma caverna onde estão homens acorrentados desde sua infância, dispostos de tal forma que somente podem vislumbrar o fundo da caverna

Suas formas de governo




Relacionados