Biografia de Padre António VIeira

Páginas: 3 (704 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
Padre António Vieira


António Vieira (Lisboa, 6 de Fevereiro de 1608 – Salvador, 18 de Julho de 1697). Foi um religioso, filósofo, escritor e orador português. Sendo uma das mais influentesfiguras do século XVII tanto em termos de política como oração, destacou-se como missionário no Brasil.
Nesta qualidade defendeu os direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração eescravização e fazendo a sua envagelização.
Defendeu também os judeus, a abolição da distinção entres cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos na época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicostradicionais). Defendeu ainda a abolição da escravatura e criticou severamente a Inquisição.
Filho de Cristóvão Vieira Ravasco, escrivão da inquisição, nomeado para o cargo de escrivão em Salvador em1614. Muda-se com a família para o Brasil, na altura com apenas 6 anos de idade.
Foi no colégio dos Jesuítas, em Salvador, que António Vieira estudou. Em 1623 descobre a vocação para sacerdote e entrapara a Companhia de Jesus. Ainda novo, 1626 destaca-se nos estudos sendo indicado para redigir as atividades dos Jesuítas, em carta anual, remetida para os superiores em Lisboa.
Passa então aestudante de Teologia. Fez curso de lógica, física, economia e matemática. Em 1627 começa a dar aulas de retórica em Olinda. Começa as suas pregações em 1633, visitando aldeias indígenas próximas da cidade.Ordena-se sacerdote no ano seguinte e em 1638, passa a dar aulas de Teologia. Ganha fama como pregador, defendendo a colónia e lutando contra a escravidão.

Em 1640, D João IV sobe ao trono,restaurando a monarquia após sessenta anos de reis espanhóis. Em 1641 António Viera parte para Lisboa. Em 1642 tendo já conquistado o Rei com os seus sermões torna-se guardião da Coroa. Procura nos seussermões apoio para o Rei diante de uma reunião com os representantes do povo, a nobreza e o clero, onde se votariam os tributos para a continuação da guerra com a Espanha.
Inicia-se nessa época em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia de padre antonio vieira
  • Padre Antonio Vieira
  • Serm O Padre Antonio Vieira
  • Padre Antônio Vieira, sermoes
  • Padre António Vieira
  • Padre Antonio vieira perguntas
  • Padre Antônio Vieira
  • Padre António Vieira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!