Biografia de Manuel António Pina

Páginas: 2 (449 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Biografia do jornalista e escritor Manuel António Pina
Manuel António Pina, nasceu no Sabugal, em 1943. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Viveu na cidade do Porto. Foijornalista do "Jornal de Notícias" durante três décadas, sendo repórter, redator, editor e chefe de Redação, mantendo até poucos meses antes de morrer, na última página do Jornal de Notícias, a crónica "Poroutras palavras". Foi ainda cronista da "Notícias Magazine". Foi professor da Escola Superior de Jornalismo do Porto e membro do Conselho de Imprensa. A sua obra incidiu principalmente na poesia e naliteratura infanto-juvenil, embora tenha escrito também diversas peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e televisão e editadas em disco. A suapoesia encontra-se traduzida em francês, inglês, dinamarquês, espanhol, galego, alemão, catalão, neerlandês, búlgaro, servo-croata e corso. Manuel António Pina, foi bolseiro do Centro Internacional deTeatro de Berlim. Em 2011 ganhou o prémio Camões. Manuel António Pina faleceu no dia 19 de Outubro de 2012 no Hospital de Santo António no Porto, aos 68 anos.

Crónica recolhida no Jornal de Notíciasonline

Ordem para Morrer
O que, para além de toda a tagarelice justificativa, resulta das anunciadas medidas de redução da despesa (ainda apenas "planos"; "realizações" são, para já, a nomeação decentenas de 'boys' e dezenas de "grupos de trabalho", 11 só à conta de Relvas, três deles para o futebol) é que ou Passos e Portas não faziam a mínima ideia do que falavam quando criticavam as"gorduras" do Estado ou mentiam deliberadamente quando se atiravam como gatos a bofes contra Sócrates por aumentar os impostos (um e outro preocupavam-se então muito com as "famílias").
Andaram anos achamar mentiroso e "Pinóquio" a Sócrates porque as suas políticas não coincidiam com as suas promessas e, em dois meses, não têm feito outra coisa senão desdizer-se. A solução que tinham na manga era,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manuel antónio pina
  • Biografia de Manuel Antônio de Almeida
  • Biografia Manuel Antonio Bandeira
  • Biografia de manuel antonio de almeida
  • Manuel antonio de almeida
  • Antônio Manuel de Almeida
  • Manuel Antonio de almeida
  • Apresenta o manuel Antonio de Almeida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!