Biografia de evariste galois

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Biografia de Evariste Galois
Biografia de Evariste Galois
Evariste Galois nasceu no dia 25 de outubro de 1811, na pequena cidade de Bourg-La-Reine na França. Filho de Nicolas-Gabriel Galois, homem culto,amante da Filosofia e da Liberdade e foi prefeito. Sua mãe, Adélaide Marie-Demante, descendia de uma família de juristas e recebeu uma educação clássica e religiosa. Era uma mulher generosa, com forte caráter e pensamento independente, tendo sido responsável pela educação do seu filho até completar 11 anos de idade. Até esse período Galois foi uma criança feliz, séria e responsável.
Aoentrar na escola aos doze anos de idade mostrou pouco interesse pelo latim, grego ou álgebra, mas ficou fascinado pela Geometria de Legendre. Este momento na vida de Galois foi desastroso. Cheio de sucessão de acontecimentos que marcaram a vida trágica do mesmo, ao entrar para o Liceu Louis-le-Grand e verificou que os estudantes eram injustamente tratados. No período, ingressou diretamente para aquarta classe, e devido à elevada educação que possuía, não teve dificuldades em ter boas notas e receber prêmios.
Aos 13 anos de idade Galois se apaixona pela matemática ao ler um excelente livro de Geometria escrito por Legendre, deixando de lado as obras clássicas e a retórica. Por esta altura o seu gênio matemático manifestou-se, pois aprendia numa leitura aquilo que normalmenteos alunos aprendiam em dois anos. Mas, seus trabalhos escolares de rotina eram considerados medíocres pelos seus professores, os quais, o considerava excêntrico.
Nos anos seguintes dedicou seus talentos a matemática e desinteressou-se da escola, tendo criado problemas com professores e colegas. Aos dezesseis anos de idade Galois sabia o que seus professores não tinham percebido – queera um gênio matemático. Esperava por isso, entrar na escola que tinha produzido tantos matemáticos célebres, a École Polytechnique, mas foi recusado devido à sua falta de preparo sistemático. (Alguns trabalhos citam que o mesmo foi injustamente reprovado por não ser compreendido). Foi o primeiro fracasso amargo.
Aos dezessete anos Galois expôs suas descobertas fundamentais numartigo sobre a teoria das equações e equações contínuas, que ele pediu a seu amigo Cauchy que apresentasse à Academie. Mas, ele perdeu o artigo. Assim ele passou a odiar não só os examinadores como também os acadêmicos. Mais um fracasso na sua segunda tentativa de entrar na Polytechinique, aumentando sua amargura. Ainda neste ano, o seu pai viria a se suicidar sendo vítima de perseguição.Apesar dos golpes que sofrera, Galois entrou na École Normale a fim de preparar-se para ensinar; também continuou sua pesquisa, em 1830 submeteu uma memória no concurso para o prêmio de matemática da Académie. Fourier, o secretário da Académie, levou os artigos sobre Equações Algébricas para casa, morreu logo depois, e os artigos se perderam. Enfrentando de todos os lados tirania e frustrações,ele aderiu à causa da revolução de 1830, tornando-se um republicano radical, e começa a ter problemas com alunos e professores, acabando por ser expulso da Universidade. Organizou aulas de Álgebra avançada particulares, onde pretendia ensinar as suas idéias, apesar do insucesso. Em seguida, juntou-se temporariamente à Guarda Nacional e, por incentivo de Poisson enviou novamente o seu artigo para aAcadémie. No entanto, o próprio Poisson rejeitou o artigo, alegando-o ser “incompreensível”.
Destruída a última oportunidade de reconhecimento matemático, Galois dedicou-se completamente ao seu radicalismo político, e só aumentou os seus problemas. Foi a julgamento por fazer ameaças públicas à vida do Rei, mas foi considerado inocente. Três meses mais tarde foi condenado a seis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia de évariste galois
  • Evariste Galois
  • Évariste Galois
  • Vida de Évariste Galois
  • HISTÓRIA DE ÉVARISTE GALOIS
  • Biografia
  • biografia
  • Biográfia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!