Biografia de camela gross

369 palavras 2 páginas
Biografia de Camela Gross

Maria do Carmo Gross (Camela Gross) atua como artista plástica desde a década de 1960. Foi uma das criadoras do movimento Arte na Praça, que desenvolvia atividades de desenho e pintura com crianças (1965-1972).

Na década de 1970, participou, com trabalhos em distintos meios e suportes, de várias mostras independentes, organizadas coletivamente: Bandeiras na Praça General Osório, (Rio de Janeiro, 1968), Gerox (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1980), Arte Micro (Museu da Imagem e do Som, São Paulo; Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro e Cooperativa Diferença, Lisboa, Portugal, 1982), Cooperativa de Artistas Plásticos (São Paulo, 1980), Videotexto (Museu da Imagem e do Som, São Paulo, 1982). Ainda neste período apresentou uma série de desenhos em mostra individual, Cartões Familiares (1977), no Gabinete de Artes Gráficas, em São Paulo, e realizou a série Carimbos (1978), com 80 pranchas, montadas como trabalho-ambiente ou instalação, também na mesma galeria. Nesse meio tempo, formou-se em Desenho na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (1969) e tornou-se professora, vinculada à área de Poéticas Visuais, da Escola de Comunicações e Artes, da USP, desde 1972. Obteve o título de Mestre (1981) nessa instituição, com o trabalho Projeto para a Construção de um Céu, apresentado na XVI Bienal Internacional de São Paulo e exibido também no Brazilian-American Cultural Institute, Washington DC (1982).
A mostra Quasares (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Centro Cultural São Paulo, 1983), com gravuras em off-set, deu seguimento às investigações sobre o desenho e imagens reprodutíveis. Corpo de Idéias (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, 1983), instalação de cópias heliográficas dispostas no chão, é parte do mesmo processo investigativo.
Em 1987, a artista obteve o seu doutorado, também na mesma instituição, com a série de trabalhos Pintura/ Desenho, apresentada no Museu de Arte Contemporânea da USP.

Relacionados