Biografia de Bernardino Ramazini

516 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

EDIGAR MENDES DE SÁ JUNIOR

BIOGRAFIA DE BERNARDINO RAMAZZINNI

PETROLINA
2014
Biografia de Bernardino Ramazzini

Bernardino Ramazzini é um médico italiano nascido em Carpi, em 4 de outubro de 1633. Sua graduação em Medicina foi na cidade de Parma, também na Itália, e a conclusão do curso foi no ano de 1659. Ao se formar, foi trabalhar em Viterbo, no Lácio, onde contraiu a malária e depois seguiu para Modena (Itália), a partir de 1671.
Em 1676, foi nomeado professor de medicina na universidade em Modena, chegando a chefia do curso de Medicina em 1682. Em 1700, transferiu-se para a universidade em que ele estudou e se formou em medicina, a Universidade de Pádua. Ele contribuiu para a medicina geral, clínica médica, epidemiologia, sanitarismo, filosofia, história, letras e poesia. Ainda, presidiu 16 conferências e escreveu cerca de 42 trabalhos científicos.
Ramazzini é considerado um precursor no tratamento de malária com o uso de um derivado do quinino, mas sua mais importante contribuição à medicina foi o trabalho sobre doenças ocupacionais chamado De Morbis Artificum Diatriba (Doenças do Trabalho). Este trabalho foi publicado em três edições, sendo a primeira em 1700. Nela, Ramazzini descreveu 54 doenças em diversas especialidades, desde áreas como a oftalmologia e dermatologia até ergonomia, biorritmo e os agentes físicos como ruído e calor, que relacionava os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados por trabalhadores em 52 ocupações. Este foi um dos trabalhos pioneiros e base da medicina ocupacional, que desempenhou um papel fundamental em seu desenvolvimento.
Bernardino Ramazzini tinha a preocupação e o compromisso com uma classe de pessoas habitualmente esquecida e menosprezada pela Medicina. O próprio Ramazzini reconhece no prefácio de seu tratado, que "ninguém que eu saiba pôs o pé

Relacionados