Biografia de Aluisio de Azevedo

Páginas: 2 (298 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Biografia


Aluísio de Azevedo



Aluísio Azevedo conviveu com o preconceito desde muito cedo. O relacionamento dos pais, David Gonçalves de Azevedo e Emília Amália Pinto deMagalhães, era julgado pela sociedade tradicionalista, já que David era viúvo, Emília separada e os dois não oficializaram a união. Nascido em São Luís do Maranhão, o jovem foi cursar a AcademiaImperial de Belas Artes em 1876, no Rio de Janeiro.
Com grande talento para as artes, em especial para desenho e pintura, chegou a trabalhar com caricaturas. Seus desenhos eram publicados em:“Zig-Zag”, “A Semana Ilustrada”, “O Figaro” e “O Mequetrefe”.
Volta-se para a literatura por motivos financeiros. Com a morte do pai, em 1878, precisa retornar ao Maranhão para ajudar osfamiliares. Com isso, encontra na escrita um sustento. A primeira publicação, com características do romantismo, é “Uma lágrima de mulher”. Mas a obra que reflete melhor as característicasliterárias do autor é “O Mulato”, texto em que a questão abolicionista é tratada sem pudores. É o começo do naturalismo no Brasil. Nessa época, 1881, o autor volta ao Rio e passa a produzirpeças, contos e romances.
Suas convicções abolicionistas fizeram com que o autor colaborasse com “O Pensador”, um jornal anticlerical que publicava textos em favor da abolição daescravatura. Como era caricaturista, costumava desenhar seus personagens antes de escrever para visualizar melhor como seriam as histórias.
Em 1895, Aluísio prestou concurso para o cargo de cônsulfoi aprovado, ingressando nessa carreira e abandonando a literatura. Faleceu no dia 21 de janeiro de 1913, na cidade de Buenos Aires.

Referências:
[1]http://educacao.globo.com/literatura/assunto/autores/aluisio-azevedo.html.
Acesso em 09 de abril de 2014.
[2] http://www.zun.com.br/biografia-de-aluisio-de-azevedo-resumida/#
Acesso em 09 de abril de 2014.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia Aluísio Azevedo
  • Biografia de Aluísio de Azevedo
  • Biografia de aluisio de azevedo
  • Aluísio Azevedo Biografia
  • Aluísio Azevedo
  • Aluísio de azevedo
  • Aluisio Azevedo
  • Aluísio Azevedo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!