Biografia Antonio Candido

Páginas: 2 (499 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
Antonio Cândido de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro em 24 de julho de 1918, porém passou toda sua infância na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, pois sua família era mineira.
Além deescritor, ensaísta e professor universitário, é considerado o mais ilustre crítico literário que o Brasil já conheceu.
No ano de 1937 ingressa na Universidade de São Paulo (USP) nos cursos deDireito e Ciências Sociais.A advocacia não lhe seduz e ele resolve abandoná-la logo no início, formando-se em Ciências Sociais em 1941.
A partir de 1943, passou a contribuir com o jornal Folha da Manhã,escrevendo vários artigos, e elaborou críticas dos primeiros livros de João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector.
Em 1945 adquire o título de livre-docente em Literatura Brasileira, o que lhe dá odireito de ministrar cursos paralelos aos dos estudos normais, e no ano de 1954 torna-se Doutor em Ciências.
Nos anos 40 ele conheceu Décio de Almeida Prado, Paulo Emílio Salles Gomes, FlorestanFernandes, Lourival Gomes Machado, Alfredo Mesquita, Ruy Coelho e Gilda de Moraes Rocha – sobrinha de Mário de Andrade e sua futura esposa, Gilda de Mello e Souza -, com os quais criou a revista literáriaClima, da qual torna-se redator-chefe, passando a escrever sobre literatura.Em 1974 torna-se professor efetivo de Teoria literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo.
Entre seusalunos, podemos citar: Antônio Lázaro de Almeida Prado, Fernando Henrique Cardoso, Roberto Schwarz, João Luiz Lafetá e Antônio Arnoni Prado, entre outros.
Aposentou-se no ano de 1978, porém continuouatuando como professor do curso de Pós-Graduação e foi um crítico influente tanto na vida literária como na política, defendendo as idéias do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e atuando no GrupoRadical de Ação Popular. Publicou um jornal clandestino de nome Resistência, que defendia idéias contrárias ao governo de Getúlio Vargas.
Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e no ano de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antonio Candido
  • antonio candido
  • Antônio candido
  • Antonio Candido
  • antonio candido
  • Antonio Candido
  • Antonio Candido
  • Resenha Antonio Candido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!