biografia anibal ponce e sua pricipal obra

293 palavras 2 páginas
BIOGRAFIA AUTOR
Aníbal Ponce ( 06 de junho de 1898 - 18 de maio de 1938 ) foi um ensaísta, psicólogo , professor e político Argentina .
Órfão, desde a adolescência começou a mostrar virtudes como escritor e pensador, ganhou a medalha de ouro em sua classe no Colégio Nacional de Buenos Aires , e antes de deixar a escola ganhou um prêmio para um ensaio sobre Nicolás Avellaneda . Cursa Medicina na UBA até seu terceiro ano, em 1918, onde uma briga com um professor, decidiu interromper os seus estudos formais e prosseguir a investigação em psicologia, um dos pioneiros na Argentina.
Em 1930 ele fundou o Colégio Livre de Estudos Superiores, cuja publicação em cursos e conferências são publicados em vários números,"Educação e Luta de Classes" , obra seminal em 1934 . Durante esses anos no serviço militar começa Partido Comunista da Argentina e visitar a União Soviética . Em 1935 , fundou a Associação de intelectuais, artistas, jornalistas e escritores (Aiape), que é o seu primeiro presidente.
. Em 1936 , quando o valor era em pleno crescimento, foi exonerado de suas cargas para a sua adesão ao marxismo e sua participação ativa. Decida o exílio em México , onde leciona psicologia,ética , sociologia e dialético em várias universidades, enquanto sua militância política. Junta-se a Liga de Escritores e Artistas de México Revolucionárias (LEAR).
Em 1938 um acidente de trânsito deixa lesões internas que não são descobertas a tempo, matando-o.

Titulo: Educação e Luta de Classes
Trata da educação na comunidade primitiva , neste contexto Ponce destaca o início da divisão da sociedade em classes, porém classes não conscientes, pois não existia a concepção de explorador e explorado.

Relacionados