Biofisica

Páginas: 2 (355 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
Biofísica da contração muscular

- Relações energéticas dos músculos:
* Transforma energia elétrica potencial das biomoléculas (ATP) em trabalho mecânico e calor.
* Liberação de calor através de:reações químicas e pelo atrito entre as estruturas.

º Relação indica quanto da energia transformou-se em trabalho e quanto em calor.

- Tipos de Contração Muscular
* Contração Isométrica - Omúsculo se contrai, mas seu comprimento não se altera. Não há trabalho físico, pois o produto da Força pela Distância é nulo.
* Contração Isotônica - O músculo se contrai e seu comprimento se altera,diminuindo. Portanto, há trabalho físico, pois o produto da Força pela Distância é não nulo.
A contração muscular depende da disponibilidade de íons cálcio e o relaxamento muscular está na dependênciada ausência destes íons. O fluxo de íons cálcio é regulado pelo retículo sarcoplasmático (RS), para a realização rápida dos ciclos de contração muscular. O RS é uma rede de cisternas do retículoendoplasmático liso, que envolve e separa em feixes cilíndricos grupos de miofilamentos.
Quando despolarizado, o RS libera os íons cálcio passivamente até os filamentos finos e grossos. Ao ser polarizadonovamente, o RS transporta o íon cálcio de volta às cisternas, interrompendo a atividade contrátil.
A contração uniforme de cada fibra muscular é responsabilidade do sistema de túbulos T. Essesistema é constituído por uma rede complexa de invaginações tubulares do sarcolema da fibra muscular.
Nervos motores controlam a contração normal das fibras musculares esqueléticas. Ramificados dentro dotecido conjuntivo do perimísio neste local de inervação, o nervo perde sua bainha de mielina e forma a dilatação que se situa dentro de uma depressão da superfície da fibra muscular. Esta estrutura échamada de placa neural ou junção mioneural, onde o axônio possui inúmeras mitocôndrias e vesículas sinápticas, e libera acetilcolina, que se difunde através da fenda sináptica, da placa motora e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • biofisica
  • biofisica
  • Biofisica
  • biofisica
  • Biofisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!