biofisica-NOÇÕES DE HEMOSTASE E COAGULAÇÃO SANGUÍNEA

617 palavras 3 páginas
Segundo Carvalho (1994), a hemostasia corresponde ao processo fisiológico que

mantêm o sangue líquido no sistema vascular após lesão no mesmo. Já a coagulação e a

fase da hemostasia envolvida na formação de fibrina, a qual é caracterizada por uma cascata

de reações bioquímicas, terminando com a formação do coágulo. Nessa cascata de reações

estão envolvidas substâncias denominadas fatores da coagulação que são pro-enzimas

sintetizadas pelo fígado e que se transformam em enzimas durante o processo de

coagulação.

NOÇÕES DE HEMOSTASE E COAGULAÇÃO SANGUÍNEA Hemostase significa a contenção da perda de sangue e para tanto o organismo desenvolveu alguns mecanismos:
Vasoconstricção – corresponde ao primeiro mecanismo da hemostasia. É consequência de um reflexo nervoso que surge graças à lesão do vaso e da liberação de fatores coagulantes dos tecidos vizinhos. Além do reflexo citado, fatores humorais e espasmo miogênico produzem constricção, sendo o último o mais importante dos mecanismos. Quanto maior a lesão, maior será a vasoconstricção.
Formação de Tampão Plaquetário – este é o segundo mecanismo para estabilização da perda de sangue. As características das plaquetas, como a viscosidade da sua membrana, são de grande importância. As plaquetas em contato com o vaso lesado mudam drasticamente suas características físicas. Essas mudanças incluem: aumento de volume, tomam formas irregulares, emitem pseudopodos, suas proteínas contraem, elas ficam mais aderentes e liberam grânulos contendo tromboxano.
O tromboxano é liberados pelas plaquetas em contato com a lesão, agindo sobre os trombócitos vizinhos, isso permite que estas também sofram mudanças que incluirão liberação de mais tromboxano. Estabelece-se então um ciclo vicioso, já que esse novo tromboxano ativará novas plaquetas, que também liberarão grânulos. No final dos eventos existirá um tampão plaquetário.
Coagulação – caso o tampão plaquetário seja insuficiente para parar o sangramento, ocorre

Relacionados

  • Apostila de biologia para o concurso
    186352 palavras | 746 páginas