Biofisica dos Líquidos

Páginas: 12 (2966 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014

Curso: Medicina 2º ano B
Disciplina: Biofísica II
Alunos: Paulo Victor Muniz Rodrigues
Breno Melo de Sousa
Celso de Mello Bruder Júnior
Alessandra Carvalho dos Santos
Ronan Newgman Gomes
Fábio Leonardo C. C. Fernandes
Leandro Teixeira Scacalossi
Raphael Matias Gomes
Monique DamianoBiofísica
dos
Líquidos



Setembro - 2014
Líquido

É o estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume.
As moléculas de um material no estado líquido possuem mais energia do que as moléculas do mesmo material em estado sólido, a uma mesma pressão.
Esta maiorenergia se traduz em maior liberdade de movimento, que é o que permite ao líquido adaptar sua forma à forma do recipiente que o contém, embora o líquido seja praticamente incompressível.
Com liberdade de movimento, suas moléculas se chocam frequentemente, e a temperatura relaciona-se com a velocidade média das partículas.
Líquidos ao seu respectivo ponto de ebulição convertem-se para gás, e aoseu ponto de congelamento, transformam-se em sólido. Chama-se temperatura de saturação a máxima temperatura que um líquido pode ter a uma determinada pressão, ou a temperatura na qual um líquido se converte em vapor e vice-versa.8 Via destilação fracionada, os componentes líquidos de uma mistura podem ser separados, utilizando-se do fato de possuírem pontos de ebulição distintos. Ebulição é o nome dadoa esta mudança de fase que ocorre ao longo de todo o líquido, e não apenas na superfície.9
Mesmo abaixo do ponto de ebulição o líquido evapora na superfície. Um líquido irá evaporar até que a concentração de vapor que o cerca alcançar uma pressão parcial de equilíbrio. Portanto nenhum líquido pode existir permanentemente no vácuo. Esta mudança de fase que ocorre na superfície do líquido é chamadade evaporação.10
Vidro a temperatura normal pode ser considerado um "líquido super-resfriado" ou um sólido, dependendo do ponto de vista. Veja o artigo vidro para maiores detalhes.
Líquidos geralmente expandem quando são aquecidos, e contraem quando esfriados.




Propriedades dos Líquidos

Viscosidade
Viscosidade é a resistência ao escoamento.
Um líquido se apresenta menos viscoso queum sólido e com viscosidade maior que a de um gás.
Como o líquido é um fluido, a sua forma vai depender do recipiente em que está confinado, mas mantém o volume constante, o que se difere de um gás que ocupa todo o recipiente onde se localiza e não tem volume fixo.
As moléculas de um líquido possuem maior liberdade de movimento do que as de um sólido, mas menores que as moléculas de um gás.Viscosidade é a propriedade associada à resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura.
É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento. Viscosidade descreve a resistência internapara fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade.
A viscosidade de qualquer fluido vem de seu atrito interno. Nos fluidos líquidos, este atrito interno origina-se das forças de atração entre moléculas relativamente próximas.
Com o aumento da temperatura,a energia cinética média das moléculas se torna maior e consequentemente o intervalo de tempo médio no qual as moléculas passam próximas umas das outras torna-se menor. Assim, as forças intermoleculares se tornam menos efetivas e a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.
Por este motivo, um óleo lubrificante torna-se menos viscoso com o aumento da temperatura.

Compressão
Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • biofisica
  • biofisica
  • Biofisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!