BIOFISICA DAS RADIA OES IONIZANTES

2567 palavras 11 páginas
BIOFISICA DAS RADIAÇOES IONIZANTES
Conceito e classificação das radiações.
Radiação é a transmissão de energia de um sistema para outro por meio de ondas eletromagnéticas. ex: calor, luz , raio x .
A radiação pode ser classificada como:
Ionizante: radiação alfa e raios X
Não-ionizante: luz e calor
As primeiras radio lesões: em 1896 foram feitos os primeiros experimentos com fontes produtoras dessas radiações . Grubblé fabricava e testava tubos de crookes usados para a produção de raio X , logo ele veio a apresentar alguns sintomas e os médicos relacionaram a sua exposição excessiva a esses raios. O uso do raio X se espalhou pelo mundo todo e em 1922 já era registrado a morte de 100 radiologista por conta da exposição excessiva a essas radiações.
Exposição as radiações nucleares : esses experimentos são desenvolvidos com microrganismos, com cultura de tecidos e com animais . Porem os acidentes em usinas nucleares permitiram que fossem aprofundados os conhecimentos sobre os efeitos das radiações ionizantes sobre seres humanos. Em 1987 na cidade de Goiana, ocorreu um acidente e contaminou muitas pessoas com o elementos césio -137, entretanto os dados mais importantes sobre os efeitos biológicos das radiações ionizantes, foram e continuam sendo obtidos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki que foram afetadas através de bombas atômicas explodidas sobre as duas cidades. Além desses fatos, muito se aprendeu sobre os danos biológicos causados pela radiação em pacientes que receberam doses elevadas de radiação com fins terapêutico, também foram estudadas as manifestações patológicas ocorridas em profissionais que lidam com radiações ionizantes, ex médicos radiologistas, radio terapeutas. Etc. todos esses forneceram importantes dados para que fossem compreendidos os mecanismos e a ação dos diferentes tipos de radiação.
Conceito de dose absorvida: quando um corpo é exposto a uma radiação, ele absorve uma quantidade de energia que é absorvida pelos tecidos, sendo

Relacionados