biofisia

1902 palavras 8 páginas
1 – O que é a eficiência mecânica e qual a sua relação com o músculo?
Eficiência Mecânica, maneira correta de realizar um movimento, gastando menos energia caracterizando maior eficiência na sua realização. Apenas 20% do desprendimento de energia são utilizados para a realização da atividade; os demais 80% são desperdiçados em calor. A eficiência é definida como a razão de trabalho e o custo total metabólico, como podem ser calculados a partir do consumo de oxigênio. A produção de energia mecânica de uma contração pode depender de muitos fatores, incluindo tempo de ativação, a trajetória de tensão muscular, e as taxas de aumento e diminuição da força.
Eficiência mecânica: indica quanto da energia virou Trabalho
2 – Quais as diferenças entre a contração isométrica e a isotônica?
Quando o músculo se contrai existe duas situações diferentes, denominadas contração isométrica (mesmo comprimento) e contração isotônica.
Contração Isotônica também conhecida por contração dinâmica, é a contração muscular que provoca um movimento articular. Há alteração do comprimento do músculo sem alterar sua tensão máxima. Possui alto consumo calórico e geralmente é de rápida duração. A contração isotônica divide-se em dois tipos: concêntrica e Excêntrica.
Concêntrica: ocorre quando ao realizar um movimento o músculo aproxima suas inserções, com encurtamento dos seus sarcômeros. Como exemplo temos o músculo bíceps braquial quando levamos um alimento à boca, no movimento de flexão do antebraço, provocando aceleração.
Excêntrica: ocorre quando ao realizar o movimento o músculo alonga-se, ou seja, as inserções se afastam, com aumento do comprimento dos seus sarcômeros. Como exemplo temos o movimento do músculo bíceps braquial ao devolver um copo à mesa depois de beber o seu conteúdo, no movimento de extensão do antebraço, provocando desaceleração.
Contração Isométrica também conhecida por contração estática é a contração muscular que não provoca movimento ou deslocamento articular,

Relacionados

  • randezas fisicas e biofisias
    263 palavras | 2 páginas