Biofilmes

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 16 de abril de 2012
Aula Prática- PRINCÍPIOS BÁSICOS DE MICROSCOPIA ÓPTICA
Constituição Do M.O.C.

Atualmente, o microscópio óptico composto (M.O.C.) é constituído por duas partes – uma parte mecânica e uma parteóptica. Cada parte engloba uma série de componentes constituintes do microscópio (fig. 1).

A parte mecânica serve para dar estabilidade e suportar a parte óptica. Esta parte é constituída por:

Pé ouBase – suporta o microscópio, assegurando a sua estabilidade.
Braço ou Coluna – peça fixa à base, na qual estão aplicadas todas as outras partes constituintes do microscópio.
Tubo ou Canhão –cilindro que suporta os sistemas de lentes, localizando-se na extremidade superior a ocular e na inferior o revólver com objectivas.
Platina – peça circular, quadrada ou retangular, paralela à base, ondese coloca a preparação a observar, possuindo no centro um orifício circular ou alongado que possibilita a passagem dos raios luminosos concentrados pelo condensador.
Parafuso Macrométrico –engrenagem que suporta o tubo e permite a sua deslocação a da platina. É indispensável para fazer a focagem.
Parafuso Micrométrico – imprime ao tubo ou à platina movimentos de amplitude muito reduzida,completando a focagem. Permite explorar a profundidade de campo do microscópio.
Revólver – disco adaptado à zona inferior do tubo, que suporta duas a quatro objetivas de diferentes ampliações: por rotaçãoé possível trocar rápida e comodamente de objectiva.

A parte óptica é constituída por:

Sistema de Oculares e Sistema de Objetivas – o conjunto de lentes que permitem a ampliação do objeto. Aampliação dada ao microscópio é igual ao produto da ampliação da objetiva pela ampliação da ocular.
Fonte Luminosa – existem vários tipos de fontes luminosas, podendo ser uma lâmpada (iluminaçãoartificial), ou um espelho que reflita a luz solar (iluminação natural).
Condensador – distribui regularmente, no campo visual do microscópio, a luz refletida pelo espelho.
Diafragma – regula a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biofilmes
  • Biofilmes
  • Biofilme
  • Biofilmes
  • Biofilmes
  • Biofilmes
  • Biofilmes
  • biofilme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!