Biof Sica Potencial De A O Card Aco

341 palavras 2 páginas
Fase 3:Gênese da Repolarização Final

A fase 3 corresponde ao processo de repolarização final e se inicia no final da fase 2 quando o influxo de Ca²+ já é menor que o efluxo de K+ e,então,a voltagem da célula miocárdica começa a cair.Existem três tipos de correntes para fora,as quais ajudam no efluxo de K+ e contribuem para a repolarização final da célula cardíaca.
A corrente para fora transitória e a corrente com retificação retardada contribuem para o inicio da repolarização.Estas correntes são importantes,já que definem a duração do tempo do platô.Diante disso,a duração do platô é menor nos miócitos atriais que nos miócitos ventriculares,pois experimentos demonstraram que a magnitude da corrente de K+ para fora nos mióciotos atriais excede mais rapidamente a corrente de entrada de Ca²+ que nos miócitos ventriculares.Portanto,essas diferenças nas intensidades correntes de K+ nos miócitos atriais e ventriculares,determina um potencial de ação menor duração nos mióciotos atriais e,consequentemente,maior nos mióciotos ventriculares.
A corrente de K+ com retificação para dentro(ikl) contribuem para aumentar substancialmente a velocidade de repolarização e,assim, a voltagem da célula miocárdica se altera de cerca de -20mV para cerca de -60mV.
Fase 4:Restabelecimento das Concentrações Iônicas
Nessa fase são reestabelecidas as concentrações iônica por meio do trocador Na+/Ca²+,em que troca o excesso de Ca²+ que entrou na célula por Na+ na proporção de três Na+ por um Ca²+.Além disso,alguns Ca²+ são eliminados por uma movida por ATP.
Bases Iônicas de Resposta Lenta
Com o bloqueio de canais rápidos para Na+ com tetrodotoxina em uma fibra com resposta rápida pode gerar respostas lentas sob condições apropriadas. Durante as respostas lentea,a despolarização torna-se gradual.Algumas células cardíacas,como aquelas do nó AS e AV,são normalmente fibras de resposta lenta.Nessas fibras a despolarização se dápelo influxo de Ca²+ e não pelo influxo de Na+,através dos canais

Relacionados