Biof Sica Da Respira O

464 palavras 2 páginas
Biofísica da Respiração

Ventilação Pulmonar
A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

Transporte de gases respiratórios O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias.
Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigênio, formando a oxihemoglobina.

Nos alvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sangüíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar (processo chamado hematose).

Nos tecidos ocorre um processo inverso: o gás oxigênio dissocia-se da hemoglobina e difundese pelo líquido tissular, atingindo as células.

OBS: O monóxido de carbono, liberado pela “queima” incompleta de combustíveis fósseis e pela fumaça dos cigarros entre outros, combina-se com a hemoglobina de uma maneira mais estável do que o oxigênio, formando o carboxiemoglobina.

Controle da Respiração
Em relativo repouso, a freqüência respiratória é da ordem de 10 a
15 movimentos por minuto. A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. O mais importante músculo da respiração, o diafragma, recebe os sinais respiratórios através de um nervo especial, o nervo frênico.
Em condições normais, o centro respiratório (CR) produz, a cada 5 segundos. O CR é capaz de aumentar e de diminuir tanto a freqüência como a amplitude dos movimentos respiratórios. Em situação contrária, com a depressão do CR, ocorre diminuição da freqüência e amplitude respiratórias. A respiração é ainda o principal mecanismo de controle do pH do sangue.

Se o pH está abaixo do normal (acidose), o centro respiratório é excitado. Caso o pH do plasma esteja acima do normal (alcalose), o centro respiratório é

Relacionados

  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas