BIOF SICA 2 Bimestre

556 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – UNIDADE II

BIOFÍSICA

201

BIOFÍSICA MUSCULAR

Trabalho apresentado oferecido pela Universidade Anhanguera

Desenvolvimento
Etapa 1) Em um primeiro atendimento, você, fisioterapeuta, deve se interar com as queixas relatadas pelos pacientes portadores de dor músculo-esquelética aguda e iniciar a proposta terapêutica. Todo o procedimento realizado deve constar no relatório, desde os relatos feitos pelo paciente até a intervenção fisioterapêutica. Para melhorar um desconforto de dor músculo-esquelética aguda, você inicia o tratamento com alguns procedimentos e recursos terapêuticos. Assim:
Descreva os sintomas tipicamente relatados por pacientes portadores desse tipo de processo doloroso;
Descreva a intervenção fisioterapêutica (ou seja, os procedimentos e recursos terapêuticos) a ser utilizada nesses casos. Uma disfunção temporomandibular envolve inúmeros problemas que afetam os músculos da mastigação, estruturas associadas , articulações da temporamandibular , entre outras. Um dos sintomas é cefaléia, dor ao “ bocejar” estalidos articulares, entre outros.

Umas das técnicas que podem ser utilizadas para o tratamento é a radiação laser de baixa potencia. Esse tratamento de reabilitação de DTM tem efeito analgésico e anti-inflamatório. seu uso ocorre em razão dos efeitos analgésicos explicados pelo aumento dos níveis de beta-endorfinas, aumento do limiar de descarga de dor,diminuição de bradicinina, liberação de histamina, aumento do fluxo linfático, diminuição do edema e substâncias álgicas, aumento do fornecimento do sangue, redução do tempo de inflamação e promoção do relaxamento muscular.

Etapa 2) Após a primeira sessão de fisioterapia, o paciente retorna e relata seus sintomas e a eficiência do tratamento usado. Em seguida, novas sessões serão realizadas, e a adequação do atendimento fisioterápico vem com o relato de melhora de seu paciente. Todos os dados são anotados em seu relatório

Relacionados