Biofísica

Páginas: 3 (585 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
1. Introdução

Os hábitos da sociedade nos dias de hoje, como a má alimentação, sedentarismo, estresse e uso em excesso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, conduzemao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular. Existe também a possibilidade do indivíduo nascer com uma patologia cardíaca (congênita), geralmente devido à má alimentação da mãe durante agestação; todavia, a maioria das afecções cardíacas é adquirida ao longo dos anos.
As doenças cardiovasculares são mais comuns em indivíduos mais velhos e com históricofamiliar. Contudo, isso não significa que pessoas mais jovens e sem histórico na família não possam apresentar estas patologias.
Dentre as principais afecções cardíacas encontram-se oenfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, o qual se trata de uma formação de placas de gordura nas artérias do coração. A gordura interrompe uma ou mais artérias, o quebarra o fluxo sanguíneo no músculo cardíaco e provoca o infarto. Dependendo do comprometimento do músculo cardíaco, pode ocasionar uma insuficiência cardíaca. Placas de gorduras (colesterol etriglicerídeos) se formam em deposição e obstruem as artérias.
Há vários fatores que deixam o indivíduo mais vulnerável a um infarto como a idade, sexo, histórico familiar, tabagismo,hipertensão, diabetes, colesterol alto, estresse, obesidade e sedentarismo. Os sintomas mais comuns dessa doença coronariana são aperto no peito que irradia para o braço esquerdo, geralmente acompanhado poroutro sintoma como falta de ar, sudorese, palidez, náuseas. A dor, intensa e prolongada, dura cerca de 20 minutos. Os sintomas também se manifestam de formas atípicas, como dor do braço direito,mandíbula, pontadas e apenas falta de ar sem desconforto.
Devido ao aumento constante na incidência dessa doença vem sendo feito estudos a fim de descobrir tratamentos que possam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • biofisica
  • biofisica
  • Biofisica
  • biofisica
  • Biofisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!