Biofísica Renal

Páginas: 11 (2640 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2013
Introdução

O tema do trabalho é a biofísica da função renal, nele será demonstrado à fisiologia do sistema renal primeiro para poder ser melhor compreendido os mecanismos biofísicos envolvidos na função renal.

Aparelho renal

O aparelho renal é constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra e tem como função a excreção urinaria e a filtraçãosanguínea.
Dividem-se em dois tipos de órgãos: os canais e depósitos excretores formado pelo par de ureteres, a bexiga urinaria e a uretra e os órgãos nobres formado pelo par de rins.
Os canais e depósitos excretores são unicamente responsáveis pelo transporte da urina e os órgãos nobres que são os rins estes são responsáveis pelas seguintes funções: junto com a pele, os intestinos, e os pulmões formamos órgãos emunctórios, aqueles que são responsáveis pela eliminação das substâncias resultantes do metabolismo celular e que, sendo tóxicos, necessitam ser excretadas.
Além dessa função os rins realizam outras atividades sendo elas: regular o volume de água (hídrico) no plasma e no organismo (intra e extracelular); regular o equilíbrio osmótico, através do balanço hídrico-iônico, nos diversoscompartimentos; regular o ph. Estas funções são realizadas através da: filtração glomerular, reabsorção tubular e a secreção tubular, processos que excretam e reabsorvem diversos íons, metabolitos e substâncias exógenas, principalmente a água. O rim ainda possui outra função, a endócrina, que é a produção da renina (por intermédio das células de revestimento do néfron e toma parte na regulação dapressão arterial).

Anatomia do rim e do néfron

RIM



Os rins têm a forma de grão de feijão, coloração vermelho-escura e mede pouco mais de 10 cm. Localizam-se na parte posterior do abdômen, logo abaixo do diafragma,um de cada lado da coluna vertebral;o direito logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço.
Possui uma cápsula fibrosa envolvente, que protege sua região mais externa,o córtex renal. A parte mais interna é a medula renal.Na região do Cortez estão localizados os néfrons,estruturas microscópicas responsáveis pela filtração do sangue e pela remoção das excreções,cada rim apresenta mais de 1 milhão de néfrons .na medula renal localizam-se tubos provenientes dos néfrons,os dutos coletores de urina.




NÉFRON



É uma estrutura tubular que possui, em umadas extremidades, uma expansão em forma de taça denominada cápsula de Bowman. Essa cápsula se conecta ao longo túbulo renal,que desemboca em um duto coletor,localizado na medula renal.O túbulo de néfron possui 3 regiões diferenciadas .A parte mais próxima da cápsula de Bowman ,bastante enovelada ,chama-se túbulo contornado proximal;a este segue um túbulo mais fino,em forma da letra “U”,a alça deHenle,que continua pelo túbulo contornado distal ;este desemboca em um duto coletor.

O funcionamento renal

Filtração glomerular.

O sangue a ser filtrado chega ao rim pela artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão originando grande numero de pequenas artérias, as arteríolas aferentes. Cada uma dessas arteríolas penetra no interior da cápsula de Bowman de um néfron,onde seramifica formando um enovelado de capilares denominado de glomérulo de malpighi.A membrana filtrante do glomérulo é totalmente permeável a moléculas de massa até 5.000 daltons,tais como água,sais,uréia,glicose e aminoácidos.As moléculas entre5.000e 70.000 daltons passam de maneira inversamente proporcional a massa molecular ,mas em quantidades muito pequenas.Este fator torna o filtrado glomerulartambém chamado de urina inicial isentos de proteínas e outras macromoléculas.O plasma sanguíneo filtrado corresponde a 1/5 do volume que entra no glomérulo , o sangue que ao final da filtração sai na artéria eferente é mais concentrado em proteínas.Esse fato é de muita importância no processo de reabsorção.
As forças que atuam na formação do filtrado é causada pela soma das forças a favor e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biofísica Renal
  • Biofisica Renal
  • Biofísica Renal
  • Biofísica da Função Renal
  • biofisica função renal
  • biofisica da funçao renal
  • Biofisica da função renal
  • Biofísica da função renal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!