Biofísica da função renal

Páginas: 2 (298 palavras) Publicado: 13 de abril de 2013
Reabsorção tubular
Define-se como o movimento de água e solutos do lúmen tubular para o sangue (independentemente do mecanismo). Pode-se ser transcelular (através das células asubstância absorvida tem de atravessar a membrana apical e a membrana basolateral) ou paracelular(através dos espaços juncionais entre as células). É um processo altamente selectivoe fundamental para algumas substâncias como o Na+, Cl-, HCO3-, Ca2+, Mg2+, glicose, a.a., água, entre outras.
REABSORÇÃO DE SÓDIO E ÁGUA
A quantidade de Na+ extracelular é cercade 1700 mEq para um adulto de 60Kg e apenas de 100 mEq no espaço intracelular devido à baixa permeabilidade de sódio da maioria das membranas e extrusão activa de sódio pela bombaNa+/ K+ que é ubiquitária.
I – Transporte transcelular
A - ATPase Na+/K+ está estritamente localizada na membrana basolateral das células epiteliais renais pelo que, a direcção dotransporte de Na+ será do lúmen para o sangue à medida que este atravessa a membrana luminal. A bomba de Na+/K+ é a responsável pela extrusão de Na+ em todos os segmentos do nefrónioque o absorvem, apesar de terem diferentes níveis de atividade. Nos epitélios que absorvem Cl- existem também canais de Cl- para a extrusão do Cl-em cotransporte com o K+.
B -Apical
Os transportadores apicais que promovem o uptake de Na+ e/ou de Cl- variam com o segmento tubular (Tabela 3). Muitas vezes o uptake de Na+ é que possibilita o movimento deoutros solutos, como glicose, aa, H+.
II – Transporte paracelular
No túbulo proximal (parte distal) e ramo ascendente da ansa de Henle ocorre transporte paracelular de Na+ devidoa uma pequena diferença positiva de potencial transtubular. No ducto coletor, os ions Cl- podem seguir a via paracelular devido ao potencial transepitelial ser negativo no lúmen.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biofisica função renal
  • biofisica da funçao renal
  • Biofisica da função renal
  • biofisica da função renal
  • Biofísica Renal
  • Biofísica Renal
  • Biofísica Renal
  • Biofisica Renal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!