Biofísica básica uem

Páginas: 12 (2925 palavras) Publicado: 11 de maio de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
UEM
CCE DEPARTAMENTO DE FÍSICA


ÓTICA GEOMETRICA – MICROSCOPIA ESPECTROFOTOMETRIA
TEORIA

EZEQUIEL DE ALMEIDA RIBEIRO

CIENCIAS BIOLOGICAS
FISICA APLICADA A BIOLOGIA
INTRODUÇÃO
A natureza do chamamos de luz é, até hoje pouco compreendida pelos físicos. Mas sabemos bem mais do que nossos antepassados. Os antigos Pitagóricos, por exemplo,acreditavam que a visão se devia exclusivamente de algo que saía dos nossos olhos, ou seja, a luz estava em nós. Hoje já não se discute mais, como nos séculos XVII E XVIII, se a luz é formada por feixes de minúsculas partículas ou se é uma propagação ondulatória. A luz acreditam os físicos, não é onda nem partícula. Ela se constitui de fótons, partículas cujo comportamento tem natureza ondulatória. Essaé uma visão bem simples da natureza da luz. Mas, por enquanto basta saber que grande parte dos fenômenos luminosos podem ser estudados admitindo-se a luz seja uma propagação ondulatória com todas as propriedades características desse fenômeno. Esse é o estudo da ótica.
Na espectrofotometria podemos determinar a atividade de muitas enzimas a concentração de inúmeros componentes químicos em umasolução e tudo isso com grande exatidão.

Sumario
1 Introdução
2 Sumário
3 Ótica geométrica
4 Tipos de Luz
4 Meios de propagação
5 Princípios de Ótica Geométrica
7 Reflexão da luz
8 Leis da Reflexão Regular
8 Interferência
8 Espalhamento
9 Polarização
9 Refração
10 Leis da Refração
11 Lentes
12 O Globo ocular
13 Microscópio Óptico (Partes)
14 Espectrofotometria
FontesOra, não percebeis que com os olhos alcançais toda a beleza do mundo? O olho é o senhor da astronomia e o autor da cosmografia; ele desvenda e corrige toda a arte da humanidade; conduz os homens as partes mais distantes do mundo; é o príncipe da matemática, e as ciências que o têm por fundamento são perfeitamente corretas. 
LEONARDO DA VINCI 1452-1519
Ótica Geométrica
A Ótica geométrica daênfase ao estudo da geometria do raio de luz, sem buscar o motivo desse traçado.
Assim, para representar graficamente a luz em propagação, como, por exemplo, a emitida pela chama de uma vela, utilizamos a noção de raio de luz. Raios de luz são linhas orientadas que representam, graficamente, a direção e sentido do raio de luz. Um conjunto de raios de luz constitui um feixe de luz.Este pode serconvergente, divergente ou paralelo.

Convergente Divergente Paralelo

Os corpos que emitem a luz que produzem são chamados corpos luminosos. É o caso do sol, das estrelas da chama de uma vela, das lâmpadas elétricas Etc.
Se o corpo reenvia para o espaço a luz que recebe de outros corpos ele é chamado de corpoiluminado. É o caso da lua (que reenvia para o espaço a luz recebida do sol), das paredes, das roupas etc.
Á origem da luz é, de certa forma, semelhante à origem do som. Enquanto o som é produzido por oscilações mecânicas, a luz se origina por oscilações eletromagnéticas ou da oscilação de cargas elétricas. E assim como nossos ouvidos não detecta todos os comprimentos de ondas sonoras, o quenossos olhos definem como luz é na verdade uma estreita faixa do espectro.



Conforme a fonte a luz pode ser:
Simples ou monocromática, luz de uma só cor, composta ou policromática, Luz que resulta na superposição de luzes de cores diferentes. Quando essa luz incide sobre a vista de um observador determina a sensação de uma cor resultante que não coincide em geral nenhuma das corescomponentes.


Meios de Propagação da Luz
A luz pode se Propagar por meios transparentes, translúcidos e opacos.
Transparência onde a luz penetra no corpo e sai sem sofrer dispersão. Ex.Vidros comuns, ar.

Translucido onde a luz penetra no corpo, mas, sofre dispersão. Ex. Vidro fosco.

Opacos a luz não consegue penetrar no corpo então é retransmitida ao meio por meio das reflexões. Ex....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biofisica basica
  • uens
  • UEMS
  • UEMS
  • Biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!