bioestatitica

760 palavras 4 páginas
BIOESTATÍSTICA

Prof. Gustavo Caetano Peixoto
Engº Agrônomo
Esp. Engenharia de Segurança do Trabalho

1

Organização de dados
Quando se estuda uma variável, o primeiro interesse do pesquisador é conhecer a distribuição dessa variável através das possíveis realizações (valores) da mesma. O objetivo por trás disto é obter informação que não poderia ser observada através da inspeção visual dos dados.
Porém, a informação fornecida pelos dados pode ser apresentada de várias formas: usando tabelas, gráficos ou, inclusive, medidas representativas de dados ou variáveis. Em resumo, os dados precisam ser organizados.

2

Distribuição de freqüências
Os dados brutos podem não ser práticos para responder a questões de interesse,então, é necessário resumi-los e para isto se faz necessário definir alguns conceitos:

3

Freqüência absoluta é o número de vezes que uma determinada característica ou valor numérico é observada. 4

Freqüência relativa é a proporção, do total, em que é observada uma determinada característica. Sob determinadas condições, as frequências relativas podem ser usadas para estimar quantidades importantes como por exemplo, em epidemiologia, a prevalência, incidência, coeficientes de mortalidade e natalidade; em testes clínicos de diagnóstico se tem sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo. Este conceito está associado com a definição clássica de probabilidade. 5

Freqüência acumulada: para um determinado valor numérico ou dado ordinal, é a soma das freqüências dos valores menores ou iguais ao referido valor.
Dados estes conceitos, é possível resumir um conjunto de dados através das tabelas de distribuições de frequências.
6

Distribuição de freqüências nãoagrupadas
Este tipo de distribuição é utilizada quando o número de valores possíveis da variável em estudo é reduzido. Serve para representar variáveis categóricas e, em alguns casos, numéricas.
A

Relacionados

  • 01 AVALIA O N1 Enfermagem Bioestat Stica
    354 palavras | 2 páginas
  • Trabalho
    889 palavras | 4 páginas
  • Trabalho
    1331 palavras | 6 páginas